fbpx

Justiça contraria MPF e determina soltura de Dario Messer sem tornezeleira eletrônica

Dario Messer


O juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal, determinou a liberdade provisória de Dario Messer em substituição a duas prisões preventivas em processos referentes as operações Patrón e Câmbio, Desligo.

O magistrado estabeleceu apenas que o “doleiro dos doleiros” fique proibido de manter contato com os demais investigados, à exceção de seus familiares, e de se ausentar do país, devendo seus passaportes serem apreendidos.

A decisão de Bretas vem após um requerimento do Ministério Público Federal (MPF) para substituir a prisão por medidas cautelares de apreensão de passaporte, autorização prévia para viagem internacional, comunicação de viagem nacional, uso de tornozeleira eletrônica e obrigação de recolhimento noturno.

No despacho, o juiz  destacou o comportamento de Messer, “que passou a ser o de colaborar com a Justiça, o que se depreende não apenas da celebração do acordo de colaboração premiada, mas também das inúmeras manifestações nas quais o acusado comunica ao juízo a saída de sua residência para tratamento médico, em ambos os processos, desde que foi colocado em prisão domiciliar.”

O pedido do MPF ainda aguarda decisão em relação ao processo da operação Marakata, desdobramento da Lava Jato no Rio, no qual Messer foi condenado a 13 anos e quatro meses de prisão por participação em esquemas nacionais e transnacionais de lavagem de dinheiro e outros crimes.

Messer também chegou a se comprometer a devolver R$ 1 bilhão que teria ganho de forma ilegal. O valor a ser entregue foi destacado em delação premiada, a mesma em que o “doleiro dos doleiros” afirma que enviava mensalmente remessas de dinheiro aos empresários João Roberto e Roberto Irineu Marinho, donos do Grupo Globo.

Com informações, Época

Sobre o Colunista

Brehnno Galgane

Brehnno Galgane

Graduando em Filosofia pela PUC-Rio, Católico e cultivador de uma narrativa que tenha sentido segundo a forma humana.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...