fbpx

Aécio Neves é substituído por Rodrigo Maia em comissão que discute PEC do voto impresso

Agência Câmara de Notícias.


 

O ex-candidato à presidência da República Aécio Neves (PSDB-MG) foi substituído por Rodrigo Maia (sem partido-RJ) na comissão que discute a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que institui o voto impresso. O tucano defendia que o sistema fosse adotado a partir de 2022. O ex-presidente da Câmara dos Deputados era favorável à medida, mas a comissão só foi instalada após sua saída do comando da casa.

Aécio Neves é favorável à adoção do sistema, embora tenha afirmado nos últimos dias não acreditar que houve fraude no pleito em que disputou a cadeira presidencial. Em 2014, ele chegou a pedir uma auditoria na contagem dos votos, depois de ser derrotado por Dilma Rousseff (PT) com uma margem apertada de votos em um segundo turno acirrado. No entanto, na época, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não encontrou ilegalidades no processo.

Já Rodrigo Maia travou o processo de abertura da comissão que debate a criação da PEC, mesmo afirmando que é favorável à adoção do sistema. O argumento dele era de que o presidente Jair Bolsonaro queria apenas “causar desestabilização no sistema eleitoral”. A comissão só foi instalada quando Arthur Lira (PP-AL) assumiu o comando da Câmara.

O analista político Italo Lorenzon chamou a atenção no Boletim da Manhã desta terça-feira (20) para a possibilidade real de não haver a aprovação da PEC do voto auditável para 2022. Contudo, alertou, ao mesmo tempo, sobre a importância de ir às urnas.

“Bom, de fato, provavelmente mão vão haver voto impresso para 2022. […] O que isso não significa? Duas coisas, primeiro: não significa que a gente tenha que parar de pressionar pelo voto impresso, porque ainda que o voto impresso não passe até outubro, pode passar em Novembro, Dezembro. […] e não significa não ir às urnas”, disse.

Assista aos comentários da notícia

Sobre o Colunista

Italo Toni Bianchi

Ítalo Toni Bianchi, bacharel em teologia pelo Seminário Teológico Batista Nacional Enéas Tognini. Músico percussionista, leitor, preletor e redator no Terça Livre.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: