fbpx

Alemanha ataca partido de direita alegando ‘extremismo’



A agência de inteligência da Alemanha decidiu na última quarta-feira (3) atacar o partido de direita AfD (Alternativa para a Alemanha). Dessa forma, o principal partido da oposição terá suas ligações telefônicas e movimentos de membros monitorados pelo governo.

Supostamente preocupada com o extremismo do partido de direita, a agência de inteligência já vinha investigando nos últimos dois anos o partido, examinando discursos e postagens nas redes sociais de funcionários da AfD.

Conhecida como “Ação Federal para a Proteção da Constituição”, a agência foi desenvolvida pelos alemães após o regime nazista, com o intuito de se proteger contra uma possível ascensão de forças políticas semelhantes ao nazismo.

Sabemos pela história alemã que o extremismo de extrema-direita não apenas destruiu vidas humanas, destruiu a democracia. O extremismo de extrema-direita e o terrorismo de extrema-direita são atualmente o maior perigo para a democracia na Alemanha”, disse a agência.

O partido AfD, que vem crescendo nos últimos anos, declara amplo apoio ao controle de imigração, apoio às políticas promovidas pelo ex-presidente Donald Trump, o fim do lockdown e a reabertura da economia.

Comentando sobre o ex-presidente americano, AfD disse que “Trump está lutando a mesma luta política – você tem que chamá-la de guerra cultural – como nós, na Alternativa para a Alemanha, estamos na Alemanha em oposição”, escreveu Martin Renner, um deputado da AfD.

Membros do partido de direita responderam de forma indignada a ação do Estado, prometendo tomar medidas legais e apontando que a mudança teve motivação política.

Você sabe que está morando na Alemanha quando uma semana e meia antes de duas eleições estaduais importantes e alguns meses antes da eleição nacional, o serviço secreto doméstico declara o maior partido de oposição suspeito”, alegou o deputado Jürgen Braun.

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: