fbpx

Alemanha investiga Google por práticas contrárias à livre concorrência



O governo federal alemão, na última terça-feira (25), informou que abriu um processo investigativo contra a gigante de tecnologia Google. O escritório federal anticartéis informou que a Big Tech será investigada por cometer práticas contrárias à livre concorrência.

Segundo o órgão federal anticartéis, uma investigação foi aberta contra duas entidades europeias do Google e contra sua matriz Alphabet, nos Estados Unidos, “conforme a nova regulamentação para empresas do setor digital”, anunciou Andreas Mundt, presidente do órgão regulatório.

“Um ecossistema que se estende por vários mercados pode ser indicação de que uma empresa detém esse tipo de posição de mercado [cartel]”, completou Andreas Mundt, ressaltando a dificuldade de outras empresas do setor em competir com o Google, devido ao elevado número de serviços digitais oferecidos pela companhia na internet.

Segundo o presidente do órgão regulatório, o governo alemão quer determinar se o “grande número de serviços” desenvolvidos pelo Google lhe dão uma “importância crucial para a concorrência nos mercados”, explicou Mundt, em uma nota.

Atualmente, o Google possui um mecanismo de buscas, a plataforma do YouTube, o serviço de geolocalização Maps, o sistema operacional Android e o navegador Chrome, causando, dessa forma, uma dificuldade em competir com este “ecossistema”.

O órgão alemão, portanto, poderá aplicar sanções, desde que seja comprovada a existência de abuso de posição dominante. O órgão informou ainda que irá examinar “de muito perto as condições de tratamento de dados” dos usuários, que são o centro do negócio do Google e de outras Big Techs.

O objetivo do órgão federal é determinar se os consumidores “têm opções suficientes sobre o uso de seus dados por parte do Google”, quando usam seus serviços, acrescentou Mundt.

O governo federal alemão anticartéis  também está investigando as empresas Facebook e a Amazon por medidas similares.

Sobre o Colunista

Brehnno Galgane

Graduando em Filosofia pela PUC-Rio, Católico e cultivador de uma narrativa que tenha sentido segundo a forma humana.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: