fbpx
Rosinei Coutinho /STF

Alexandre de Moraes acolhe notícia-crime do TSE contra Bolsonaro pela divulgação de inquérito



 

O Supremo Tribunal Federal (STF), por meio do ministro Alexandre de Moraes, acolheu nessa quinta-feira (12) a notícia-crime apresentada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o presidente da República e o deputado federal Filipe Barros (PSL-PR). A representação tem ligação com os dados de inquérito feito pela Polícia Federal (PF) para investigar a invasão hacker que aconteceu nos sistemas e bancos de dados do TSE, apresentados por Jair Bolsonaro em entrevista à Jovem Pan.

A decisão de Alexandre de Moraes determinou a instauração de inquérito para apurar os fatos. Além do presidente Jair Bolsonaro e do deputado Filipe Barros, o inquérito atinge o delegado da PF Victor Neves Feitosa Campo, que deverá ser afastado do caso e ter sua conduta submetida a procedimento disciplinar.

O STF também determinou que o Facebook, Twitter, Telegram, Linode (Cloudfare) e Bitly retirem imediatamente de suas plataformas as publicações sobre o inquérito sigiloso. No entanto, a determinação é de que preservem o conteúdo e encaminhem-no ao STF.

Em comentário durante o Boletim da Manhã desta sexta-feira (12), o analista político Ítalo Lorenzon destacou o vício de origem nos processos do STF que dizem respeito aos ‘atos democráticos’.

“É interessante essa informação de que há um destacamento dentro da Polícia Federal porque isso revele que a Suprema Corte não tem a tranquilidade de dar qualquer ordem e as decisões serrem cumpridas, porque há esses vícios de origem, que saltam aos olhos de qualquer operador do Direito e eles sabem disso, não têm a tranquilidade de que vão ser obedecidos”, lembrou.

Assista aos comentários da notícia:

Sobre o Colunista

Italo Toni Bianchi

Ítalo Toni Bianchi, membro do Movimento Conservador, bacharel em teologia pelo Seminário Teológico Batista Nacional Enéas Tognini. Músico percussionista, leitor, preletor e jornalista do portal Terça Livre.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: