fbpx
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Alexandre de Moraes arquiva inquérito dos ‘atos antidemocráticos’



 

Atendendo a um pedido da Procuradoria-Geral da República, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nessa quinta-feira (1º) arquivar o inquérito 4828, que investigava os supostos “atos antidemocráticos”.

No entanto, o togado também decidiu abrir um novo inquérito, para verificar a existência de uma suposta organização criminosa digital que atenta contra a democracia. Em tese, o prazo do novo inquérito será de 90 dias.

Segundo o ministro, a abertura de um novo processo não fere entendimentos do STF sobre os poderes do Ministério Público e se baseia em “fortes indícios” reunidos ao longo das investigações.

Com o novo inquérito, Moraes determinou a investigação, pois há “presença de fortes indícios e significativas provas apontando a existência de uma verdadeira organização criminosa, de forte atuação digital e com núcleos de produção, publicação, financiamento e político absolutamente semelhante àqueles identificados no Inquérito 4.781, com a nítida finalidade de atentar contra a Democracia e o Estado de Direito”.

O analista político Carlos Dias apontou  durante o Boletim da Noite de quinta-feira (1º) que a opinião política da Suprema Corte brasileira está sendo colocada acima de qualquer possibilidade de discussão, no entanto, “a política sem liberdade, sem o contraditório, não é política, ela deixa de existir”.

“O que aconteceu no Brasil é que a questão jurídica capturou toda a condição de possibilidade democrática, parece que apenas um Poder emana a condição de regularidade das instituições, aquilo que pode ser feito ou não, ela é instância única e superior”, lamentou o analista político.

Assista aos comentários da notícia:

Sobre o Colunista

Brehnno Galgane

Graduando em Filosofia pela PUC-Rio, Católico e cultivador de uma narrativa que tenha sentido segundo a forma humana.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: