fbpx

Amazon, Apple, Facebook e Google são contra competição, revela relatório antitruste



Um relatório há muito aguardado sobre o domínio dos quatro maiores gigantes da tecnologia teve uma mensagem clara na terça-feira (6/10): Amazon, Apple, Facebook e Google possuem mecanismos que impedem a competição no mercado. Nota-se, ainda, que as leis antitruste dos EUA precisam de uma revisão para permitir mais competição na economia da Internet dos EUA.

Conforme noticiou Recode/Vox Media, “as empresas que antes eram iniciantes, desajeitadas e oprimidas, que desafiavam o status quo, se tornaram o tipo de monopólio que só víamos na era dos barões do petróleo e magnatas das ferrovias”, afirma a introdução do relatório. O relatório sugere a criação de novas leis que potencialmente poderiam separar empresas de tecnologia e dificultariam aquisições.

Embora Democratas e Republicanos concordem com o diagnóstico, os dois partidos discordam em quais ações devem ser tomadas para resolver a questão. Por conta da discordância, os Republicanos retiraram a assinatura do relatório final e irão divulgar um relatório separado, com o mesmo diagnóstico, mas com o “remédio” diferente. Independentemente das divergências sobre o que fazer com o problema, o fato de republicanos e democratas concordarem que essas empresas representam uma ameaça ao livre mercado é significativo.

Sobre o Colunista

Brehnno Galgane

Brehnno Galgane

Graduando em Filosofia pela PUC-Rio, Católico e cultivador de uma narrativa que tenha sentido segundo a forma humana.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...