fbpx

Anatel adia leilão 5G novamente

Marcelo Casal Jr./Agência Brasil.


 

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) adiou novamente o leilão da tecnologia 5G no Brasil. O adiamento aconteceu depois que o conselheiro Moisés Queiroz Moreira pediu vistas no processo nessa segunda-feira (13).

O leilão prevê investimento da ordem de R$44 bilhões e deverá concentrar investimentos em municípios com mais de 600 habitantes e não na arrecadação do governo.

O presidente da Anatel, Leonardo Euler de Morais, falou sobre a complexidade do edital e disse que a análise da agência trará mais rigidez à licitação.

De acordo com Euler, o edital é maior certame licitatório realizado na história do Brasil e que o investimento em 20 anos deverá ser da ordem de R$160 bilhões deverão ser investidos obrigatoriamente pelas operadoras, cobrindo 30 mil quilômetros de rodovias federais.

“Tão importante quanto o tempo de deliberação é a forma de deliberação, a forma como tem sido construído esse edital para que ele não tivesse um viés arrecadatório, mas um viés com muitos compromissos de investimentos, como nunca feito antes história do Brasil, sem precedentes no mundo inteiro”, afirmou.

O assunto foi comentado no Boletim da Manhã desta terça-feira (14), em que foi destacada a necessidade de que a China não tenha domínio sobre o leilão do 5G no Brasil.

“Eu tenho absolutamente convicção que é um tema sensível e precisamos ter muito cuidado com esse edital para que não caia na mão da China, isso é uma coisa fundamental para nós, não pode cair na mão de empresa direta ou indiretamente nas mãos da China”, frisou o analista político Carlos Dias.

Assista aos comentários da notícia:

Sobre o Colunista

Italo Toni Bianchi

Ítalo Toni Bianchi, membro do Movimento Conservador, bacharel em teologia pelo Seminário Teológico Batista Nacional Enéas Tognini. Músico percussionista, leitor, preletor e jornalista do portal Terça Livre.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: