Neste domingo (17), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, por unanimidade, o uso emergencial das vacinas Coronavac e da Universidade de Oxford contra a Covid-19. Em votação, os diretores acompanharam o voto de Meiruze Freitas, relatora dos pedidos.
No caso da Coronavac, vacina chinesa com 50,38% de eficácia, Meiruze Freita condicionou a aprovação à assinatura de termo de compromisso e publicação em “Diário Oficial”.
Conforme informou a Anvisa, somente o termo de compromisso assinado pelo Instituto Butantan precisa ser publicado no “Diário Oficial da União”, o que pode acontecer ainda neste domingo (17) em edição extra.
“A imunidade com a vacinação leva algum tempo para se estabelecer. Portanto, mesmo vacinado, use máscara, mantenha o distanciamento social e higienize suas mãos”, disse o diretor-presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres.
“Essas vacinas estão certificadas pela Anvisa, foram analisadas por nós brasileiros por um tempo, o melhor e menor tempo possível. Confie na Anvisa, confie nas vacinas que a Anvisa certificar e quando ela estiver ao seu alcance vá e se vacine”, finalizou Torres.
O presidente do Congresso, Davi Alcolumbre, e da Câmara, Rodrigo Maia, comemoraram em suas redes sociais a aprovação das vacinas do Partido Comunista da China e a da Inglaterra.
“Seja de onde for, venha de onde vier, a vacina é essencial para que possamos retomar as rédeas de nossas vidas. Vem, vacina! Guiada pela ciência, a @Anvisa acaba de autorizar o uso emergencial da #CoronaVac e da #Oxford“, disse Alcolumbre.
“A data de hoje entra pra história. Venceu a ciência, finalmente teremos as primeiras vacinas disponíveis à população brasileira e milhares de vidas serão salvas. A Anvisa cumpriu seu papel de agência do Estado”, disse Maia.
Por fim, o presidente da Câmara dos Deputados parabenizou o governador do Estado de São Paulo, João Doria, por facilitar o ingresso da vacina do Partido Comunista da China no Brasil.
“Gostaria de parabenizar todos os profissionais de saúde envolvidos e ainda o empenho do governador @jdoriajr. E que venham outras vacinas”, apontou Maia.
⚠️ANVISA APROVA POR UNANIMIDADE USO EMERGENCIAL DAS VACINAS CORONAVAC E DE OXFORD⚠️
Laboratórios serão comunicados e decisão será publicada no portal da Anvisa. pic.twitter.com/ACv8x5X2xZ— Governo do Brasil (@govbr) January 17, 2021
Seja de onde for, venha de onde vier, a vacina é essencial para que possamos retomar as rédeas de nossas vidas. Vem, vacina! Guiada pela ciência, a @Anvisa acaba de autorizar o uso emergencial
da #CoronaVac e da #Oxford— Davi Alcolumbre (@davialcolumbre) January 17, 2021
O Brasil ainda responde por 10% das mortes pela covid no mundo, o que é inaceitável. Gostaria de parabenizar todos os profissionais de saúde envolvidos e ainda o empenho do governador @jdoriajr. E que venham outras vacinas! #vemvacina
— Rodrigo Maia (@RodrigoMaia) January 17, 2021
Comente