fbpx

Após ameaças, EUA seguirá protocolo de transição



Nessa segunda-feira, 23/11, a Administradora de Serviços Gerais dos Estados Unidos da América, Emily Murphy, divulgou uma carta em que autoriza o início do protocolo de transição de governo e denunciou ameaças que sofreu após as eleições que ocorreram no inicio deste mês no país.

No twitter, o correspondente internacional do Terça Livre, o jornalista Allan dos Santos, publicou a denuncia de Murphy.

O processo de transição é um protocolo obrigatório nos EUA, o que não significa a confirmação de vitória do candidato democrata, Joe Biden.

No documento, divulgado pela CNN, Emily Murphy afirma que não sofreu pressão por parte do governo atual para atrasar sua decisão, mas que trabalhou seguindo a lei e fatos existentes.

“Sempre me esforcei para fazer o que é direito. Saiba que tomei minha decisão de forma independente, com base na lei e fatos disponíveis. Eu nunca fui direta ou indiretamente pressionada por qualquer funcionário do Poder Executivo – incluindo aqueles que trabalham na Casa Branca ou Administração de Serviços Gerais (GSA, sigla em inglês)”, diz o documento.

O documento foi direcionado à equipe do candidato Joe Biden, que já se pronunciou evidenciando que uma das primeiras ações dos democratas será o ‘enfrentamento a pandemia do novo coronavírus’.

“Nos próximos dias, as autoridades de transição começarão a se reunir com as autoridades federais para discutir a resposta à pandemia, ter uma contabilidade completa de nossos interesses de segurança nacional e obter uma compreensão completa dos esforços da administração Trump para esvaziar as agências governamentais”, disse Yohannes Abraham, diretor executivo da transição de Joe Biden.

Em seu twitter, o presidente Donald Trump agradeceu Murphy por sua “dedicação e lealdade ao nosso país” e  afirmou que continuará lutando.

Trump reafirmou ainda o compromisso de sua equipe para fazer o que é necessário.

O Terça Livre aguarda novas atualizações sobre o caso.

LEIA NA ÍNTEGRA: Autorização de transição

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: