fbpx

Mesmo com fracasso da fase emergencial, SP volta à fase vermelha

Rovena Rosa/Agência Brasil


O governo de São Paulo anunciou nesta sexta-feira (09) que o estado voltará à fase vermelha do Plano SP na próxima segunda-feira (12).

A determinação encerra assim o fim da fase emergencial que teve início no dia 15 de março.

Medidas autoritárias não vigentes na “antiga versão” da fase vermelha serão herdadas da fase emergencial.

Restrições como o toque de recolher das 20h às 5h e veto a cerimônias religiosas coletivas serão mantidas.

“A partir de segunda, avançamos para a fase vermelha do Plano São Paulo. Essa medida mostra claramente que o esforço feito pela população e pelo Governo de São Paulo nas últimas semanas começa a dar resultados”, afirmou o Vice-Governador e Secretário de Governo Rodrigo Garcia.

A fase emergencial inicialmente estaria em vigor até o dia 30 de março, mas passou por prorrogação no dia 26 de março, que determinou o término previsto para o dia 11 de abril.

Entendendo a ação como um ato muito bondoso, o governo de João Doria voltará a permitir a retirada de produtos pelo consumidor diretamente nos locais de venda. O atendimento presencial e venda no local, porém, continuam proibidos em todos os estabelecimentos do estado.

Conforme o Terça Livre noticiou, mesmo insistindo em fases mais restritivas, São Paulo viu sua Fase Emergencial fracassar, encerrando o mês de março com recorde de óbitos e casos de Covid-19.

Serviços considerados “não essenciais” continuam esquecidos pelo governo Doria.

“Estão liberados os campeonatos esportivos profissionais a partir desta sexta (9), mas apenas após as 20h, reforço na testagem e normas mais rigorosas de controle para atletas e integrantes de comissões técnicas e arbitragem”, afirmou a assessoria de imprensa do estado.

Alguns outros setores poderão funcionar com a recomendação de “escalonamento” e o Governo de São Paulo decidirá os horários nos quais os trabalhadores poderão “sair.”

Com informações: Governo de São Paulo.

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: