fbpx

As impossibilidades da integração



 

Há pelo menos duas bases centrais que fundamentam os alicerces que constroem as relações no âmbito dos mercados, a sinceridade de propósito e a confiança. Nada avança se minimamente essas duas bases tiverem grande caráter de subjetividade.

A integração de vocações econômicas potencializa as boas relações entre culturas, sedimenta o crescimento e fortalece, por consequência, a liberdade e a paz.

Uma visão integrada da economia global e a possibilidade da livre circulação de fluxos de investimentos permitiriam a organização de capacidades locais e mitigariam riscos em grande medida.

Contudo, a integração se dá no âmbito das nações e não exclusivamente entre mercados. O que deve ser levado em conta e avaliado são os projetos geoestratégicos das nações, e observar vocações, perfis e características expansionistas ou não de suas fronteiras físicas e ideológicas ao longo da história.

Ações de interesses expansionistas de caráter geral geram significativamente instabilidades nos mercados, provocando de forma estratégica e premeditada medidas para fragilizar estruturas econômicas, manipulando preços, desvalorizando artificialmente moedas, forjando expectativas sobre produtos primários e usando empresas paraestatais com fins de controlar setores estratégicos de outros países.

A crise jurídico-política interna do país o torna presa fácil para agentes externos e internos atuarem com liberdade em função da distração provocada por agentes políticos divorciados dos interesses nacionais.

Sobre o Colunista

Carlos Dias

Analista político. Especialista em Política e Estratégia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra. Escritor, Jornalista e Filósofo independente. Membro Honorário da Academia Brasileira de Filosofia. Membro do Centro Brasileiro de Estudos Estratégicos - CEBRES.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: