fbpx

Assembleia de Minas suspende tramitação de pedido de impeachment de Pimentel



A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais suspendeu – na tarde de hoje, 02 – a análise do pedido de impeachment contra o governador Fernando Pimentel (PT), em função de duas questões de ordens apresentadas pelos deputados da base governista.

Com isso, o processo só volta ocorrer após a análise destas questões.

O líder do governo, o parlamentar Durval Ângelo (PT), e o primeiro-secretário da Mesa, Rogério Correia (PT), pedem a nulidade do impeachment de Pimentel.

Eles alegam que a aceitação do pedido não foi lida pelo presidente da Assembleia Legislativa, Adalclever Lopes (MDB), além de afirmarem que não há conhecimento sobre a motivação do processo.

O impeachment contra o governador foi publicado na edição do Diário do Legislativo no dia 28 de abril. No dia 26, a Mesa acolheu o pedido apresentado pelo advogado Marley Marra. Ele acusa o governador de crime de responsabilidade por atrasar repasse de verbas para o Legislativo, o Judiciário e prefeituras municipais de Minas Gerais.

O pedido foi acolhido pelo deputado estadual Laffayete Andrada (PRB), que presidia a sessão a pedido de Lopes. Ele acolheu o texto e autorizou a formação de uma comissão para analisar o processo, dando início ao trâmite.

O próprio Andrada que acolheu as questões de ordem na sessão de hoje. Ele salientou que o assunto deve ser tratado na próxima terça-feira. Para a oposição – liderada por Gustavo Valadares (PSDB) – a suspensão da tramitação não anula o processo de impeachment.

Valadares avalia que Pimentel tem perdido o apoio da base, só restando a ele o PT que tem se isolado na Casa. Por esta razão, as questões de ordem apresentadas.

A oposição – oficialmente – tem apenas 21 deputados, o que significa a minoria no parlamento mineiro. Porém, Valadares acredita que, com o decorrer do processo e o enfraquecimento da base, Pimentel pode sofrer o impeachment.

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: