fbpx

Assembleia de SC aprova processo de impeachment contra governador Carlos Moisés



A saída do governador de Santa Catarina, Carlos Moisés (PSL), está cada dia mais próxima.

Por 33 votos a favor e 6 contras, havendo uma abstenção, os deputados da Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina) aprovaram o andamento do processo de impeachment contra o governador.

Conforme noticiou o site UOL, no mesmo dia, a vice-governadora de Santa Catarina, Daniela Reinehr (sem partido), também foi afastada do cargo. Por 32 votos a 7, com uma abstenção, o processo tramita de forma separada.

O próximo passo é formar uma comissão mista com cinco deputados e cinco desembargadores do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC).

A comissão decidirá se aceita ou não a denúncia, se derem o aval, governador e vice-governadora serão afastados temporariamente.

Segundo apontou o jornal Gazeta do Brasil, Depois do afastamento temporário, a comissão julgará o caso. Se 2/3 da comissão votarem a favor do impeachment de Moisés e Daniela, eles serão afastados definitivamente.

Se a comissão votar contra o impeachment, governador e vice-governadora voltam aos cargos.

Ainda de acordo com o jornal, o presidente da Alesc, Júlio Garcia assume o cargo de governador temporariamente caso o impeachment seja aprovado. Júlio Garcia deverá convocar novas eleições.

Caso o impeachment seja aprovado até o fim de 2020, a eleição será direta, com votação de toda a população. Se a decisão ocorrer em 2021, a eleição será indireta, com votos dos deputados estaduais.

Os dois políticos são acusados de crime de responsabilidade fiscal por conta de um aumento salarial dado aos procuradores do estado no ano passado.

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: