fbpx

Átila Iamarino é a estrela’ do ‘Ministério da Verdade’ do TSE



O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) oficializou na última quinta-feira (1º) parceria com nove agências de checagem para criação da “Coalizão para Checagem – Eleições 2020”.

Participam do projeto: AFP, Agência Lupa, Aos Fatos, Boatos.org, Comprova, E-Farsas, Estadão Verifica, Fato ou Fake e UOL Confere.

As notícias “checadas” a partir desse grupo serão publicadas na página “Fato ou Boato”, disponível no Portal da Justiça Eleitoral.

A página também traz informações sobre o funcionamento da urna eletrônica e o processo eletrônico de votação e mais dados sobre checagem.

Segundo o ministro Barroso, a ideia é minimizar o impacto da desinformação nas campanhas eleitorais sem interferir no conteúdo dessas manifestações, ou seja, “monitorar comportamentos provenientes de milícias digitais organizadas com financiamento privado e atuação concentrada para a difusão de mentiras e ataques”.

A “estrela” da campanha de combate à “desinformação” do TSE é o biólogo que ironicamente trouxe uma grande desinformação no início na pandemia do vírus chinês, prevendo, através de consulta à sua bola de cristal, um milhão de mortos pelo vírus no Brasil em agosto.

Átila Imarino aparece no vídeo de divulgação do TSE explicando como identificar o que é fato e o que é fake com relação às notícias.

De acordo com o Tribunal, Átila será porta-voz da mensagem “se for Fake News, não transmita”. Ainda conforme o TSE, o biólogo e Youtuber tem atuado contra notícias falsas durante a pandemia do coronavírus.

O assunto foi tema do programa Boletim da Manhã desta quarta-feira (7) que teve como título “CHECADORES FORMAM COALIZÃO: CHEGAMOS AO MINISTÉRIO DA VERDADE?” em alusão ao “Ministério da Verdade” descrito por George Orwell no clássico 1984.

A distopia é sobre um mundo totalitário que controla o cidadão em cada gesto, onde existe um “Ministério da Verdade” encarregado de modificar fatos de modo a deixá-los de acordo com a vontade de quem está no poder.

Assista para entender mais:

Sobre o Colunista

Bruna de Pieri

Bruna de Pieri

Esposa, jornalista, tupãense e católica. 23 anos.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: