fbpx
Jefferson Rudy/Agência Senado

Augusto Aras é aprovado na CCJ do Senado; recondução será votada em plenário



 

A recondução de Augusto Aras ao cargo de Procurador-Geral da República (PGR) foi aprovada nessa terça-feira (24) na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado. Foram 21 votos a favor e 6 contrários.

Com a aprovação, Aras deverá continuar no cargo por mais dois anos, período de duração do mandato. No entanto, para a decisão ser ratificada precisará do apoio de pelo menos 41 senadores, desta vez em plenário.

O foco da sabatina dos senadores foi em temas relacionados à postura do Ministério Público em relação ao governo Bolsonaro, a estabilidade política e a proteção à democracia.

Além disso, os desdobramentos da CPI da Pandemia e o inquérito sobre as fake news em andamento no Supremo Tribunal Federal (STF) também foram alvos de questionamento e abordados na sessão.

A sabatina, conduzida pelo presidente da CCJ, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), se estendeu por seis horas.

“Fui contra a privatização total dos serviços postais e a favor da inconstitucionalidade da jornada de 12 horas por 36 mediante acordo. Este PGR discordou em 30% dos pedidos de liminares oriundos do governo federal e em 80% das suas manifestações em matéria de covid e teve 80% de suas manifestações acolhidas pelo Supremo Tribunal Federal”, disse Aras durante a sessão.

O atual PGR negou que tenha se alinhado ao presidente Jair Bolsonaro e procurou responder às acusações de quem tem sido omisso ao não adotar providências contra o presidente e que se alinhou à Constituição Federal (CF).

Além disso, Aras alegou ter sido favorável à obrigatoriedade das vacinas, pela constitucionalidade do inquérito das fake news, pela instauração de investigação dos atos antidemocráticos e pela permanência de diplomatas venezuelanos no Brasil.

Sobre o Colunista

Italo Toni Bianchi

Ítalo Toni Bianchi, membro do Movimento Conservador, bacharel em teologia pelo Seminário Teológico Batista Nacional Enéas Tognini. Músico percussionista, leitor, preletor e jornalista do portal Terça Livre.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: