fbpx

Barroso: ‘o sistema punitivo brasileiro tem falhado’

Barroso 4


Na tarde de quarta-feira (14/10), o Supremo Tribunal Federal (STF) votou sobre o caso do André do Rap. A votação alcançou a maioria de seis votos a favor da posição do presidente da corte, Luiz Fux, para determinar a prisão do traficante André do Rap, condenado por tráfico de drogas e apontado como um dos chefes do PCC (Primeiro Comando da Capital). Luís Roberto Barroso, o quarto a votar, afirmou categoricamente que “o sistema punitivo brasileiro tem falhado”.

Ao validar a suspensão do habeas corpus concedido no último fim de semana por Marco Aurélio, em favor do bandido, Barroso entende que é missão do STF — e de todo o Poder Judiciário do país — agir de modo que ajude a diminuir a “sensação de que o crime compensa”. 

Barroso lembrou ainda que o traficante, tido como um dos líderes do PCC, soma condenações em segunda instância em dois processos. Antes de entrar no mérito do caso envolvendo o traficante do PCC, Luís Roberto Barroso lamentou o fato de o STF ter mudado entendimento em novembro de 2019. 

Na ocasião, a maioria da Corte votou contra a prisão após condenação em segunda instância, o que diretamente beneficiou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Espero que o Legislativo desfaça esse equívoco”, afirmou o ministro do STF.

Assista aos comentários da notícia:

Sobre o Colunista

Brehnno Galgane

Brehnno Galgane

Graduando em Filosofia pela PUC-Rio, Católico e cultivador de uma narrativa que tenha sentido segundo a forma humana.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...