Uma base que abriga soldados de uma coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos no Iraque foi atingida por foguetes nesta quarta-feira (03), dois dias antes da visita do Papa Francisco ao país.
De acordo com o portal G1, o lugar atingido foi a base aérea de Ain Al Asad, no deserto de Anbar.
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos (DOD – sigla em inglês) emitiu uma declaração após o ataque, informando que aproximadamente 10 foguetes atingiram a base.
Até o momento as autoridades norte-americanas informaram que ocorreu apenas uma morte, indiretamente ligada ao bombardeio.
A vítima é um empreiteiro civil dos EUA que sofreu um ataque cardíaco enquanto tentava se proteger em um abrigo. Segundo o Departamento de Defesa, o empreiteiro faleceu logo depois do ataque.
De 5 a 8 de março a autoridade máxima da Igreja Católica Apostólica Romana fará uma visita histórica ao país de maioria muçulmana.
Será a primeira vez que um Sumo Pontífice visita o Iraque.
O ataque de hoje evidencia, mais uma vez, a instabilidade da região que poderá dificultar a visita do Papa ao país.
O coronel Wayne Marotto afirmou que autoridades já estão investigando o ataque, mas que o DOD não pode ainda apontar os responsáveis pelo bombardeio.
Na semana passada tropas do EUA atacaram alvos de uma milícia alinhada ao Irã na fronteira entre o Iraque e a Síria, a ação de hoje pode ser uma resposta ao bombardeio ordenado por Joe Biden.
DOD Statement on Rocket Attack at Al Asad by Pentagon Press Secretary John F. Kirby https://t.co/1b78M3lnSy
— OIR Spokesman Col. Wayne Marotto (@OIRSpox) March 3, 2021
O TERÇA LIVRE ESTÁ DE VOLTA NO YOUTUBE, SE INSCREVA:
Comente