fbpx

Berço da CoronaVac, São Paulo dispara em casos de Covid-19

Foto: Sergio Andrade/Governo de São Paulo


 

Berço da “Coronavac”, o estado de São Paulo é o terceiro que mais vacinou no país. Mesmo assim, registrou em junho mais casos de Covid-19 que no pior momento da pandemia, em abril. Além disso, o governador João Doria continua impondo toque de recolher à população. 

A informação foi divulgada pelo site G1 nessa quinta-feira (24).De acordo com informações do próprio governo, mais de 22 milhões de doses já foram aplicadas, contudo, a média diária de novos casos continua subindo, atingindo mais de 17 mil casos.

Nessa quinta-feira (24), esse valor é 69% maior do que o registrado há duas semanas. O número de mortes em São Paulo também está em alta, o que o fez atingir o patamar de estado brasileiro com o maior número de mortes por Covid em 2021.

Mesmo com a pouca diferença entre a Astrazeneca (10,48 milhões de doses aplicadas) e a Coronavac (10,58 milhões de doses aplicadas), a vacina chinesa é a mais aplicada no estado e, também, a mais aplicada no Brasil. De acordo com dados do Ministério da Saúde, a cada 100 vacinas aplicadas no Brasil, 52 são CoronaVac.

Os dados apontam uma baixa eficácia da CoronaVac, sobretudo em São Paulo. Uma investigação do jornal The New York Times chegou a analisar dados de diferentes países que aplicaram a vacina chinesa e também chegou à conclusão de sua baixa eficácia.

As diferenças entre a Astrazeneca e a CoronaVac não ficam só na eficácia: a vacina da Oxford também é mais barata, custa US$ 3,65. Já a CoronaVac custa US$ 10,80.

O jornalista Max Cardoso, durante o Boletim da Manhã de quinta-feira (24), também lembrou que o governador João Doria fez de tudo para que a CoronaVac fosse a “vacina do Brasil”.

“Essa vacina está amargando um dos piores números do Brasil. Aumenta a vacinação em São Paulo e os números de casos também aumentam. Está vivendo o pior momento desde que começou a epidemia”, ressaltou o jornalista.

Assista aos comentários da notícia:

Sobre o Colunista

Brehnno Galgane

Graduando em Filosofia pela PUC-Rio, Católico e cultivador de uma narrativa que tenha sentido segundo a forma humana.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: