fbpx

Biden e Putin marcam encontro para junho na Suíça



O presidente democrata dos Estados Unidos, Joe Biden, e o ditador da Rússia, Vladimir Putin, marcaram uma reunião para 16 de junho em Genebra, na Suíça. Confirmado pela Casa Branca nessa terça-feira (25), esse será o primeiro encontro entre os dois líderes desde que Biden assumiu o cargo.

Segundo a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, os líderes dos dois países irão conversar sobre uma série de questões urgentes para restaurar a previsibilidade e a estabilidade da relação entre ambos os países.

“O presidente Biden encontrará o presidente Putin em Genebra, na Suíça, em 16 de junho de 2021. Os líderes discutirão todo o espectro de questões urgentes, conforme buscamos restaurar a previsibilidade e estabilidade do relacionamento EUA-Rússia”, disse a Casa Branca em nota.

O governo russo, por sua vez, informou que ambos os líderes conversarão sobre as relações conturbadas entre os dois países e sobre problemas relacionados à estabilidade nuclear, bem como à cooperação no combate ao vírus chinês.

“Pretendemos discutir o estado e as projeções de desenvolvimento para as relações russo-americanas, problemas de estabilidade estratégica, além de tópicos sobre a agenda internacional, incluindo a interação na luta contra a pandemia do coronavírus e o apaziguamento de conflitos regionais”, informou o Kremlin em comunicado.

A Casa Branca enviou o conselheiro de segurança nacional Jake Sullivan para Genebra com o objetivo de combinar os detalhes da reunião.

A relação entre os dois líderes foi conturbada nos últimos meses. O governo norte-americano chegou a impor diversas sansões e punições ao governo russo, devido ao ciberataque a agências governamentais, o envenenamento e prisão do opositor Alexey Navalny e a suposta oferta de recompensa por soldados americanos servindo no Afeganistão.

O presidente democrata chegou a chamar o líder russo “assassino”, afirmando ainda que Putin “pagará o preço” pelos esforços para minar as eleições dos EUA de 2020. Em resposta, o governo russo resolveu expulsar diplomatas dos EUA de seu território.

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: