fbpx

Biden empossado como 46º presidente dos Estados Unidos

Alex Wong / Getty Images


Joe Biden fez o juramento de posse ao meio-dia desta quarta-feira, 20 de janeiro, para servir como 46º presidente dos Estados Unidos. O juiz-chefe da Suprema Corte, John Roberts, administrou o juramento.

O presidente prestou juramento em circunstâncias sem precedentes, estando diante de um National Mall virtualmente vazio, tendo como justificativa “as questões de segurança” decorrentes dos protestos no Capitólio em 6 de janeiro.

Biden, 78 anos, sucede ao presidente Donald Trump, que não compareceu à posse. O vice-presidente Mike Pence participou da cerimônia ao lado dos ex-presidentes Barack Obama, George Bush e Bill Clinton.

“Vamos avançar com rapidez e urgência, pois temos muito a fazer neste inverno de perigos e possibilidades significativas, muito a reparar, muito a restaurar, muito a curar, muito a construir e muito a ganhar”, disse o presidente depois de fazer o juramento.

Depois de abordar a pandemia do vírus chinês, Biden abordou suas outras prioridades: racismo, clima, terrorismo doméstico e supremacia branca. Ele então clamou por unidade.

“Minha alma inteira está nisso, unir a América, unir nosso povo, unir nossa nação e peço a cada americano que se junte a mim nesta causa”, disse Biden.

“Unidos para lutar contra os inimigos que enfrentamos: raiva, ressentimento e ódio, extremismo, ilegalidade, violência, doença, desemprego e desesperança. Com unidade, podemos fazer grandes coisas, coisas importantes. ”

Biden, que fez campanha para desfazer grande parte do legado de Trump, deveria assinar uma lista de quase duas dúzias de ações executivas no final do dia, incluindo uma ordem para interromper a construção do muro de fronteira de Trump e voltar ao Acordo Climático de Paris.

No início da manhã, Trump fez um discurso de despedida na Base Conjunta Andrews antes de embarcar no helicóptero presidencial a caminho da Flórida. O então presidente disse a seus apoiadores que “estará de volta de alguma forma”.

Biden, acompanhado por sua esposa Jill Biden, desceu as escadas para a varanda do Capitólio pouco mais de 40 minutos antes do meio-dia. A senadora Amy Klobuchar e o senador Roy Blunt fizeram os discursos de abertura.

Legisladores de ambas as câmaras do Congresso e juízes da Suprema Corte participaram da cerimônia.

Biden, um democrata, assume o cargo em meio à diversas alegações de fraude. Os democratas terão maioria na Câmara e no Senado durante pelo menos os primeiros dois anos do mandato de Biden.

Uma prévia das primeiras ações do presidente sugere que ele aproveitará o controle democrata para promulgar uma lista de prioridades da esquerda.

Kamala Harris fez o juramento de posse pouco antes de Biden. Em vez da multidão habitual no National Mall, os organizadores plantaram milhares de bandeiras americanas.

Com informações da Epoch Times

Sobre o Colunista

Bruna de Pieri

Bruna de Pieri

Esposa, jornalista, tupãense e católica. 23 anos.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: