fbpx
Casa Branca

Biden fala sobre crise no Afeganistão e defende decisão de retirar tropas



 

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fez um discurso na tarde dessa segunda-feira (16) sobre a crise no Afeganistão. Biden declarou que o colapso do governo afegão e a retomada do controle do Talibã aconteceram mais rápido do que seu governo previa.

Desde a invasão da capital do Afeganistão no último fim de semana, os Estados Unidos vêm sendo alvo de críticas pela retirada de suas tropas do país.

Joe Biden se recusou a voltar atrás em sua decisão de encerrar a missão de combate dos militares americanos no país e culpou os líderes políticos do Afeganistão e as Forças Armadas do país por não enfrentarem a ofensiva do Talibã.

“Eu defendo firmemente minha decisão. Depois de 20 anos, aprendi da maneira mais difícil que nunca era um bom momento para retirar as forças dos Estados Unidos. É por isso que ainda estávamos lá”, afirmou.

Em um comunicado no final de semana, Joe Biden já havia defendido a manutenção da retirada dos militares, dizendo que não passaria o conflito de 20 anos para outro presidente.

O analista político Paulo Figueiredo comentou no Radar da Mídia dessa segunda-feira (16) como a credibilidade dos EUA pode ser afetada pela crise no Afeganistão.

“Será que a população local onde os EUA possam fazer uma intervenção voltará a acreditar nos americanos? Ou se lembrarão dos americanos que abandonaram os vietnamitas e os americanos que abandonaram os afegãos? Credibilidade é uma coisa que se destrói muito facilmente”, questionou.

Assista aos comentários da notícia:

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: