fbpx

Biden quer eliminar o uso de presídios nos EUA



O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, publicou nesta terça-feira (26) uma Ordem Executiva (OE) que busca reformar o sistema de encarceramento e eliminar o uso de instalações privadas no país para criar um sistema de ressocialização e reabilitação para criminosos.

“Para diminuir os níveis de encarceramento, devemos reduzir os incentivos baseados no lucro ao encarceramento, eliminando gradualmente a dependência do Governo Federal de instalações de detenção criminais operadas por privados”, diz trecho da Ordem.

Para Biden, o sistema prisional impõe “custos e dificuldades significativas” aos cidadãos norte-americanos.

“Os indivíduos encarcerados devem ter uma chance justa de se reintegrar totalmente às suas comunidades, incluindo a participação em programas adaptados para ganhar um bom sustento, garantir moradia acessível e participar de nossa democracia como nossos concidadãos.”

“Devemos garantir que o tempo na prisão prepare as pessoas para o próximo capítulo de suas vidas”, afirmou o democrata.

Na Sec. 2 da OE, Biden determina que “o Procurador-Geral não renovará os contratos do Departamento de Justiça com instalações de detenção de criminosos operadas de forma privada, conforme a legislação aplicável.”

Em seu perfil no Twitter, o jornalista Paulo Figueiredo comentou sobre a ordem que transforma o sistema de encarceramento dos EUA.

“Uma ordem executiva emitida por Biden hoje busca eliminar a administração privada de presídios e ordena o país a priorizar um sistema de ‘ressocialização e reabilitação’ ao invés de encarceramento. Sai cadeia para vagabundo, entra oficina de artesanato com garrafa pet”, disse Figueiredo.

“Todo dia é uma dessas. Parece o PSOL, mas é o Partido Democrata americano. Parece o Freixo, mas é o Joe Biden que, de acordo com a promessa de todos os correspondentes internacionais brasileiros, é um moderado”, completou.

Veja a Ordem Executiva na íntegra.

Sobre o Colunista

Bruna Lima

Bruna Lima

7 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Isso passa pelo congresso? Seria tipo uma medida provisória que vale por 6 meses, precisando da aprovação do legislativo pra virar lei? Ou é permanente?

  • O mesmo q aconteceu aqui no Brasil, e q a petralhada está tentando implantar novamente..um absurdo!!!
    Mas assim como tentam aqi, a todo instante, tirar o nosso Presidente, lá nos EUA, conseguiram fraudar o resultado das eleições e colocaram um pedófilo, esquerdopata no poder!!!!

  • Assim como no Brasil, daqui a alguns anos os Presídios Americanos estarão empinhocados de presos nas celas.

  • Esse elemento é nocivo à sociedade americana e poderá pagar por isso no curso do seu mandato. Creio que algo grande contra ele poderá surgir a qualquer instante. Pagarei para ver.

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: