Após assumir a presidência da Bolívia, Luis Arce agiu rapidamente para restaurar os laços com o Irã e a Venezuela, recebendo as credenciais de embaixadores dos dois países nessa quarta-feira (11), apenas três dias depois que seu partido socialista retomou o poder.
Em comunicado, o governo boliviano informou que quer “restabelecer as relações diplomáticas prejudicadas pelo governo anterior”, liderado pela presidente interina conservadora, Jeanine Ánez.
No Twitter, Arce disse que estava restaurando as relações bilaterais com a Venezuela para fortalecer os laços estratégicos para o bem dos povos, segundo noticiou a Agência Brasil.
Ele afirmou que o mesmo está sendo feito com o Irã e que “eles são sempre bem-vindos à Bolívia. Continuaremos a fortalecer projetos comuns”.
O ministro das Relações Exteriores do Irã, Javad Zarif, compareceu à cerimônia de posse de Arce, em La Paz, no domingo (8), como parte de uma viagem às nações latino-americanas de esquerda, que incluiu Venezuela e Cuba.
Recibimos las cartas credenciales del embajador de la República Islámica de Irán Morteza Tafreshi. Siempre son bienvenidos a #Bolivia. Seguiremos fortaleciendo los proyectos comunes en beneficio de nuestros pueblos. pic.twitter.com/Jg968wR7Ep
— Luis Arce Catacora (Lucho Arce) (@LuchoXBolivia) November 11, 2020
Recibimos las cartas credenciales del embajador extraordinario y plenipotenciario de la República Bolivariana de #Venezuela en #Bolivia Alexander Gabriel Yáñez Deleuze. Restauramos las relaciones bilaterales para estrechar lazos estratégicos por el bien de nuestros pueblos. pic.twitter.com/h1pt9S2O76
— Luis Arce Catacora (Lucho Arce) (@LuchoXBolivia) November 11, 2020
Comente