fbpx

Bolsonaro critica fundão de R$ 5,7 bi

Fonte: reprodução Twitter/agência Brasil


 

Jair Bolsonaro criticou, neste domingo (18), a aprovação do valor do valor de R$ 5,7 bilhões para o fundo eleitoral, que ocorreu no Congresso Nacional dentro da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).  Apesar de ter feito críticas ao “fundão”, como foi apelidada a medida, o presidente não mencionou expressamente se vetará o trecho da lei.

“Eu sigo a minha consciência, sigo a economia, e a gente vai buscar dar um bom final pra isso tudo aí. Afinal de contas, eu já antecipo: seis bilhões pra fundo eleitoral? Pelo amor de Deus”, disse. 

Contudo, a fala do presidente pode ter dado pistas sobre a decisão. Ele ainda afirmou que toda a população é prejudicada com esse montante de valor destinado às campanhas eleitorais e que “o bom parlamentar não precisa de dinheiro para fazer campanha”.

A fala foi proferida quando Jair Bolsonaro estava de saída do hospital em São Paulo, onde passou os últimos dias internado realizando exames.

Comentando a aprovação da LDO com o fundo eleitoral embutido, o comentarista político Alan Lopes apontou no Boletim da Manhã desta segunda-feira (19) para a falta de representatividade do Congresso Nacional, uma vez que o sistema eleitoral brasileiro não elege os políticos mais votados.

“Você começa discutindo essa questão lembrando que apensa 5% da Câmara dos Deputados foi eleito com voto direito. Então, 95% da Câmara não representa o voto popular, ou seja, foram eleitos pelo coeficiente eleitoral, pelo esquema, pelo sistema. Os defensores da democracia, esses que se dizem defensores da democracia, estão violando há décadas a democracia com esse sistema falho, eleitoral, que elege pessoas que não foram escolhidas majoritariamente pelo povo. Então, é claro que para esses caras só resta a maneira de fazer política com dinheiro”, ressaltou.

Assista aos comentários da notícia

Sobre o Colunista

Italo Toni Bianchi

Ítalo Toni Bianchi, bacharel em teologia pelo Seminário Teológico Batista Nacional Enéas Tognini. Músico percussionista, leitor, preletor e redator no Terça Livre.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: