fbpx

Bolsonaro fala sobre mineração em terras indígenas

Bolsonaro estatuto do desarmamento


Mensagem do presidente, Jair Bolsonaro, enviada a jornalistas hoje (31/12), sobre mineração em terras indígenas.

MINERAÇÃO EM TERRAS INDÍGENAS

O Ministro das Minas e Energia recebeu o embaixador da Bélgica e apresentou-lhe alguns motivos porque o Governo Jair Bolsonaro pretende regulamentar a mineração em Terra Indígena:

  1. No Brasil há quase 600 comunidades indígenas e muitas delas querem a mineração.
  2. Os governos FHC e Dilma também propuseram, sem sucesso, regulamentar a mineração em TI.
  3. que a mineração em área indígena exige a prévia oitiva dos índios, autorização do Congresso e indenização aos índios (art. 231 da Constituição);
  4. que nenhum país do mundo tem essas exigências;
  5. que a França faz mineração na Guiana e sequer reconhece, nesse seu território, o que seja uma comunidade indígena;
  6. que não foi o índio que se integrou à nossa cultura, mas que foi a cultura ocidental europeia, como a Belga, que incorporou os índios (e os Africanos) à nossa cultura, mas hoje os condenam à miséria;
  7. que o maior cinturão de preservação ambiental do estado do Pará é o que circunda Carajás, pois lá a própria Vale faz a segurança para preservar;
  8. que são os “novos” minerais e as modernas tecnologias que consertarão os estragos ambientais do presente e do passado, deixados, principalmente, pelos países ricos;
  9. que as riquezas minerais não estão onde queremos, mas onde a natureza as colocou: no Norte do Brasil onde, “curiosamente”, governos anteriores demarcaram enormes áreas indígenas.

Uma área maior que a região Sudeste (SP, MG, RJ e ES) já está demarcada no Brasil como TI. Sob essas áreas uma completa “Tabela Periódica“.

O Ministro fará exposições para outros embaixadores, para mostrar-lhes o quão será bom para os índios, o Brasil e o mundo a mineração em TI.

Assinam a mensagem o ministro Bento Albuquerque e o Presidente Jair Bolsonaro.

Sobre o Colunista

Ricardo Roveran

Ricardo Roveran

Estudante de artes, filosofia e ciências. Jornalista, crítico de arte e escritor. Escrevo por amor e nas horas vagas salvo o mundo.

Twitter: @RicardoRoveran

1 Comentário

Clique aqui para comentar

  • Há um trilhão de argumentos para se apossar das terras indígenas. Em síntese, o governo diz que é para o bem do indígena. Mas o que preocupa é o que não é dito, o que não é revelado. Ou seja, o governo sabe colocar os pontos nos is, principalmente, aos que interessam, a de sua preferência. Outra coisa é por que o governo brasileiro e, não é de hoje, não toca na questão de taxação das grandes fortunas. Falei das grandes fortunas, não é de uma maioria que pensa que tem fortuna, que sobrevive de cartão de crédito e de calote patrocinado pelo próprio governo …

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: