fbpx

Bolsonaro fala sobre possível decisão do STF contra o marco temporal

Alan Santos/PR


Depois do Supremo Tribunal Federal (STF) prorrogar mais uma vez o julgamento que analisa a tese sobre o marco temporal para demarcações de terras indígenas, o presidente Jair Bolsonaro comentou neste sábado (11) sobre a possível decisão contrária  por parte dos ministros.

“Nós temos um problema pela frente que tem que ser resolvido. O Supremo volta a discutir a data diferente daquela fixada há pouco tempo, conhecido como marco temporal. Se a proposta do ministro Fachin vingar (…) será proposto a demarcação de novas áreas indígenas que equivale a uma região sudeste toda, ou seja, o fim do agronegócio, simplesmente isso nada mais do que isso”, afirmou Jair Bolsonaro.

A declaração foi dada durante visita do presidente a 44ª Expointer, maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina.

A sessão de análise do marco temporal no STF será retomada na próxima quarta-feira (15). O julgamento já dura duas semanas.

A ação em pauta é a disputa pela Terra Indígena (TI) Ibirama, em Santa Catarina, em que a posse da área pelos povos Xokleng, Kaingang e Guarani é questionada pela procuradoria do estado.

Até o momento, somente o relator do processo, ministro Edson Fachin, se manifestou. O magistrado votou contra a tese do marco temporal, segundo ele, a posse da terra indígena é definida por “tradicionalidade”, e não por marco temporal.

Ainda durante sua fala neste sábado, o presidente Jair Bolsonaro destacou que “outros problemas” o Governo e a população “vai vencendo” e relembrou o princípio da política de seu mandato em relação ao agronegócio.

“Outros problemas, existem, mas a gente vai vencendo. O agronegócio, o que eu entendo desde quando eu assumi em 2019? O trabalho do nosso governo em primeiro lugar é não atrapalhar. É um governo que não cria dificuldade para vender facilidade”, destacou.

O presidente ainda agradeceu aos produtores e lembrou que seu governo tem enfrentado as crises com o apoio daqueles que não pararam de trabalhar e produzir para o Brasil e para o mundo.

ASSISTA NA ÍNTEGRA A FALA DO PRESIDENTE:

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: