fbpx

Bolsonaro informa que Fiocruz deve começar a produzir IFA nacional ainda nesta semana



O presidente da República, Jair Bolsonaro, informou na última terça-feira (11) que a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) deve começar a produzir IFA nacional já no próximo sábado (15).

A Fiocruz deve começar a fabricar a vacina da Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19 com o ingrediente farmacêutico ativo (IFA) totalmente produzido no Brasil no dia 15 de maio. A ação acaba com a necessidade de importação da matéria-prima de um imunizante”, declarou o presidente Jair Bolsonaro no Twitter.

Na publicação, o presidente lembrou ainda que “com apoio das Forças Armadas e as mais de 75 milhões de doses disponíveis e crescendo, a vacinação nacional avança”.

Após receber a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no final do mês passado, a Fiocruz agora poderá iniciar a produção nacional do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), que serve de matéria-prima para a fabricação da vacina contra o vírus chinês.

Caso o início da fabricação ocorra na data prevista, a Fiocruz será a primeira entidade brasileira a produzir o IFA para vacina contra a Covid-19. Isso irá permitir a produção da primeira vacina 100% produzida no país.

Atualmente, o IFA é o insumo biológico essencial para a produção da vacina contra o vírus chinês. O Brasil, até o momento, vem produzindo os imunizantes apenas mediante a importação do IFA. Dessa forma, será de suma importância a produção do insumo em território nacional.

O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, chegou a reclamar nesta quarta-feira (12) que não há previsão de data para a chegada de novos lotes do insumo para a produção da CoronaVac.

“Até o final da semana passada, existia a perspectiva de autorização da exportação até o dia 13 [de maio] e, na reunião de hoje, [foi dito que] essa previsão não vai se cumprir”, admitiu Covas. “Portanto, nós não temos data, neste momento, prevista para essa autorização. Estamos aguardando. Ela pode acontecer a qualquer momento mas, neste momento, não há essa previsão.”

Com a produção do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) 100% nacional, o Brasil não irá mais ficar totalmente dependente da disponibilidade países estrangeiros para importar do insumo.

Sobre o Colunista

Brehnno Galgane

Graduando em Filosofia pela PUC-Rio, Católico e cultivador de uma narrativa que tenha sentido segundo a forma humana.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: