fbpx

Bolsonaro quer tirar a esquerda de Recife e Fortaleza



Durante uma live atípica presidencial, nessa segunda-feira (9/11), o presidente Jair Bolsonaro reforçou o seu interesse em retirar a esquerda do poder em duas cidades do Nordeste: Fortaleza e Recife. O presidente pretende ganhar estes aliados através das disputas pelas duas prefeituras.

Em Fortaleza, o nome indicado por Bolsonaro é Capitão Wagner. Deputado estadual do Ceará por dois mandatos consecutivos e em sua primeira experiência em Brasília como deputado federal, Wagner tem a missão de impedir a vitória de petistas ou aliados da família de Ferreira Gomes. Desde 2005, a capital cearense foi administrada duas vezes por Luiziane Lins (PT) e outras duas vezes por Roberto Cláudio (PDT).

O domínio da esquerda permanece por mais tempo no Recife. Desde o início do milênio, somente figuras do PT e do PSB foram eleitas para administrar o município. Em 2000, o petista João Paulo Lima foi eleito prefeito. Após conquistar a reeleição, ele emplacou seu sucessor: João da Costa, também do Partido dos Trabalhadores. No pleito de 2012 e de 2016, o vencedor foi socialista: Geraldo Júlio.

Sobre o Colunista

Brehnno Galgane

Brehnno Galgane

Graduando em Filosofia pela PUC-Rio, Católico e cultivador de uma narrativa que tenha sentido segundo a forma humana.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...