fbpx

Bolsonaro: ‘Se não tiver voto impresso, é sinal de que não terá eleição’



O presidente Jair Bolsonaro comentou durante a live de quinta-feira (6) as declarações do ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em crítica à PEC do voto auditável.

Segundo Bolsonaro, Barroso é dono do mundo, “o homem da verdade absoluta que não pode ser contestado.”  “Eu tô preocupado se Jesus Cristo baixar aqui na Terra, Ele vai ser ‘boy’ do ministro Barroso.”

O presidente da República continuou dizendo que ninguém aguenta mais o voto como é atualmente e, se o Parlamento aprovar, haverá voto impresso em 2022. Ainda de acordo com Bolsonaro, se não houver voto impresso, não haverá eleição.

“A única republiqueta no mundo que aceita essa porcaria desse voto eletrônico é a nossa. Isso tem que ser mudado. E digo mais: se o Parlamento brasileiro aprovar e promulgar, vai ter voto impresso em 2022 e ponto final. Se não tiver voto impresso, não vai ter eleição. Está dado o recado.”

O presidente concluiu afirmando que quem deseja uma democracia em que o voto valha de verdade precisa ser favorável a quaisquer novas medidas que tornem o voto auditável.

Conforme noticiou o Terça Livre, Luís Roberto Barroso voltou a criticar na quarta-feira (5) a possibilidade de voto auditável no Brasil. O ministro disse que a medida iria criar o “caos” em um sistema que, segundo ele, funciona bem.

O assunto foi tema de comentários durante o Boletim da Manhã desta sexta-feira (7) (assista). Ao analisar o assunto, o analista político Carlos Dias frisou que não compete ao Poder Judiciário decidir sobre o modelo de votação adotado no Brasil.

“Quem decide isso é o Congresso Nacional. É ele quem diz se haverá ou não voto auditável. É a lei. É esse grupo que está eleito em função do que o povo reconheceu. Quem decide essa matéria é a legislação brasileira que só poder ser feita no ambiente do Congresso.”

Leia mais

Barroso volta a atacar possibilidade de voto auditável: ‘vai criar o caos’

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: