fbpx

‘Brasil está em vias de se tornar colônia da China’, diz Italo Lorenzon

REUTERS/Adriano Machado


O embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, teria pedido a cabeça de Filipe Martins, assessor especial para assuntos internacionais da Presidência da República. A informação foi divulgada na segunda-feira (3) pelo site Metrópoles.

Wanming teria dito a interlocutores que “os chineses pensam que o relacionamento entre Brasil e China só teria a ganhar com a saída de Filipe do cargo.” O embaixador estaria insatisfeito com a permanência do assessor no cargo.

Ainda de acordo com as informações, Wanming também teria dito que não é possível acreditar numa “mudança real “da política externa enquanto o assessor continuar com a missão de influenciar Bolsonaro nos assuntos internacionais.

O assunto foi tema de comentários durante o Boletim da Manhã desta quarta-feira (5). Para o analista político Italo Lorenzon, o Brasil está em vias de se tornar colônia da China.

“Yang Wanming não é um embaixador, é um pró-cônsul que nomeia e ‘desnomeia’ ministros do Governo Federal. Ele está aqui representando um poder imperial, para defender interesses de um poder imperial e para garantir que essa ficção política chamada ‘soberania nacional’ não fique atrapalhando os interesses imperialistas da China”, ponderou.

Lorenzon criticou as interferências do embaixador nos nomes escolhidos pelo presidente Jair Bolsonaro para compor o Governo Federal. De acordo com ele, por natureza do cargo, Wanming precisa “lutar com o que tem”.

“Tem que lidar com seu parceiro de maneira igualitária, de maneira digna. Veja se o embaixador brasileiro dá pitaco ao Xi Jinping. Veja se o embaixador americano faz uma coisa dessa com o Brasil. Não há momentos desses na relação Brasil estados unidos”, afirmou.

E finalizou: “Quem ainda acha que o problema do Brasil é o imperialismo americano está enganado. O problema do Brasil é o imperialismo chinês. O Brasil está em vias de se tornar colônia da China na prática. Não oficialmente: não vai ter nenhum momento que o Brasil vai virar ‘República Popular Chinesa no Brasil’. Não vai ter esse momento. Eles ainda vão manter uma ficção de soberania.”

Leia também

Assista à íntegra do comentário

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: