fbpx

Brasil já tem o primeiro jornal fechado devido à censura do STF



Nesta quarta-feira (17), a mando de Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), os computadores do jornal Folha Política foram apreendidos.

De acordo com a Folha Política, que é exclusivamente digital desde sua origem, “a apreensão dos equipamentos equivale ao fechamento completo do jornal”.

O canal informou em seu portal que o delegado encarregado da operação de busca e apreensão não soube dizer qual era o crime sendo investigado, mencionando vagamente “fake news”, “financiamento de manifestações antidemocráticas” e “o Brasil inteiro é jurisdição do STF”.

“Uma vez que o advogado não teve acesso aos autos do inquérito, não se possibilita a defesa fundamentada juridicamente e se torna impossível adivinhar que provas se pretende produzir nessa ‘fishing expedition’. Ao que tudo indica, muito acima de qualquer produção de prova, a intenção da operação é unicamente a de inviabilizar o jornal”.

Ainda de acordo com a Folha Política, com a apreensão de mais de 30 dispositivos, entre servidores para transmissões ao vivo, editores de imagens e vídeos e máquinas de alta capacidade de processamento, a atividade do jornal foi bloqueada. Por razões de segurança, a entrada na conta de e-mail oficial de contato do jornal e os acessos ao canal no Youtube e à interface do site são possibilitados apenas pelos computadores apreendidos.

Por meio de um computador emprestado, a equipe Folha Política diz que tenta remediar esta situação e contatar essas plataformas para informar seus leitores a respeito do ocorrido.

“O fechamento de um jornal é um fato de uma gravidade indescritível, absolutamente incompatível com uma democracia”, diz o Folha Política.

“Por óbvio, não esperamos que a defesa da liberdade de expressão venha da velha imprensa corrompida. No entanto, esperamos que a sociedade compreenda a gravidade tanto das ações dos que ordenaram o fechamento ou cooperaram para ele, quanto da omissão dos que, tendo poder, nada fazem para impedir os abusos. ‘Freios e contrapesos’ não deveriam ser apenas palavras ao vento”.

Com informações, Folha Política

Sobre o Colunista

Bruna de Pieri

16 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Não entendo que no Brasil,a justiça seja moeda de um lado só, prendem os ladrões de pão e galinha, soltam os que saqueiam a nação. O judiciário,em sua mais alta corte,tremem diante de ameaças virtuais, enquanto cidadão comum,enfrentam as ameaças reais diariamente, assalto, violência, desemprego,falta de respiradores,etc e etc,e infelizmente, todos os nossos médos,são provocados,pelos corruptos,que esse pseudo tribunal,coloca em Liberdade, comendo lagostas, tomando vinhos caríssimos, enquanto morremos por um pacote de biscoito.

  • A grande midia ainda vai sentir esse Ditadura judicial que o STF impondo ela ta começando com os pequenos mais vai chegar aos grande pq no momento o STF precisa dela para dar o Golpe que estao tentando dar no pais com o apoio da camara e senado ai despois eles vao sim calar a grande midia

  • Serviço de troca de favores, dividiu o país com o petêta, e tentam continuar assim: esmolar, roubar, ou produzir algo… Falar mentira é status. Falar verdades, é provocação.
    Eles colhem o resultado para zona de conforto: festas, viagens, luxo.
    Falar a verdade tornou-se um ato revolucionário.

  • Estamos vivendo em uma ditadura literal em nossa nação, só esqueceram de avisar que o ditador é um careca muito bonito. Será que vão me acusar de fake news por tecer esse comentário acerca do cabeça de ovo?
    Crime de opinião somente ocorre em uma ditadura ou na democracia dos mortadelas.

  • Na live da Fabiana Barroso onde o Allan esteve presente, pude entender que existe sim como desarmar essa situação criada pelo Judiciário, sendo apenas questão de saber interpretar os erros cometidos por eles nos pequenos detalhes, inclusive cita o fraco desempenho da advogada do nosso Presidente Bolsonaro a Karina Kufa e os conselheiros e ministros André Mendonça, Jorge Oliveira e diversas melancias estreladas

  • Ou a população se levanta ou o STF acaba com a população.
    Para que o mal triunfe basta que os bons fiquem de braços cruzados.

  • A censura voltou ao país exatamente quando se pensava que éramos uma.democracia. nao se pode ter perseguição por que se pensa a direita do espectro político e embora ele é se outro nome para a perseguição, é isto que está ocorrendo no país. Onde as vozes do congresso para defender a democracia?o muda senado é na verdade o mudo senado?

  • Nesse caso,tem vários culpados. O primeiro são os eleitores Que votam em vagabundos com uma ficha de corrupção de dar inveja para qualquer um corrupto. O segundo culpado é o Pr Bolsonaro que não executa o Artigo 142 e revigora o AI-5, que não seria golpe ou qualquer ação contra a democracia, pelo contrário, estariam protegendo o Brasil, a Constituição Federal, o povo e a economia brasileira.

  • STF = Supremo Trapaceiro Federal.
    Forças Armadas = Velhos frouxos e criminosos que não cumprem sua obrigação constitucional de defender os poderes e a democracia.

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: