fbpx

Brasil pagará o mesmo que outros países por Covaxin



 

A negociação do governo federal para compra da vacina Covaxin tem sido alvo de suspeitas de superfaturamento. Mas um documento publicado pelo laboratório indiano Bharat Biotech em abril mostra que o preço da vacina Covaxin repassado para o Brasil está dentro da faixa estipulada.

Segundo reportagem publicada pelo jornal O Estado de São Paulo na segunda-feira (21), o Brasil pagou cerca de 1000% a mais para comprar as doses do imunizante indiano.

O Estadão disse que em agosto de 2020, o valor estimado pela diplomacia do país era de U$ 1,30 por dose. Em fevereiro deste ano, o Ministério da Saúde adquiriu 20 milhões de doses da Covaxin por U$ 15 a dose. Foi aí que surgiram as acusações de suposto superfaturamento.

Mas segundo a companhia, o valor pago pelo governo brasileiro para adquirir a vacina segue valores definidos no mercado internacional e é compatível com o que foi desembolsado por outros países.

“A Bharat Biotech tem sido consistente e transparente com a estipulação de preços da Covaxin para venda a governos internacionais, com doses entre US$ 15 e 20. Entregas foram feitas a vários países nessa base de preço”, afirmou a empresa em nota enviada à BBC News Brasil.

Segundo a companhia, o preço de 150 rúpias por dose da Covaxin não é competitivo e sustentável para o governo da Índia a longo prazo. A Bharat Biotech diz ainda que um preço mais alto no mercado privado é exigido para compensar parte do custo.

“Não sei se o ‘Estadão Verifica’ vai verificar a falsidade dessa notícia dada por eles, mas você vê o seguinte: como se pode manipular uma informação. Isso é a manipulação de uma informação”, afirmou o analista político José Carlos Sepúlveda no Boletim da Manhã desta quinta-feira (24).

Assista aos comentários completos da notícia:

 

Sobre o Colunista

Ezequiel Carneiro

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: