fbpx

Brasileira está entre as vítimas de ataque terrorista na França



Uma brasileira está entre as três vítimas do ataque terrorista ocorrido nesta quinta-feira, 29, dentro da Basílica Notre-Dame de Nice, na França. O Itamaraty informou que Simone Barreto Silva, de 44 anos, era mãe de três filhos e morava no país europeu.

Ainda em nota, o Itamaraty afirmou que o “Governo brasileiro deplora e condena veementemente o atroz atentado ocorrido hoje [ontem] dentro da Basílica Notre-Dame de Nice, na França, onde um terrorista assassinou três pessoas”.

“O presidente Jair Bolsonaro, em nome de toda a nação brasileira, apresenta suas profundas condolências aos familiares e amigos da cidadã assassinada em Nice, bem como aos das demais vítimas, e estende sua solidariedade ao povo e Governo franceses”.

De acordo com o G1, nascida no Lobato, Cidade Baixa, subúrbio de Salvador, Simone Barreto tinha nacionalidade francesa e formação de cozinheira, e atualmente trabalhava também como cuidadora de idosos. Ela morava na Europa desde 1995, quando deixou o Brasil para participar de um grupo de dança dirigido pela irmã.

Durante o atentando, Simone foi ferida por golpes de faca e morreu em um restaurante quase em frente à catedral, onde tentou se abrigar. Um dos proprietários do restaurante l’Unik, Brahim Jelloule, falou à TV France Info que ela chegou no local completamente ensanguentada, informou o portal.

Foto: Reprodução/Facebook/Simone Barreto Silva

Pelo menos três cristãos morreram e várias outras pessoas ficaram feridas em um esfaqueamento ocorrido na cidade francesa de Nice. O ataque aconteceu na manhã desta quinta-feira (29), na Basílica de Notre Dame. Dessas, duas foram degoladas dentro da Igreja.

Veja a nota do Itamaraty na íntegra:

Ataque terrorista na França – Vítima brasileira

O Governo brasileiro deplora e condena veementemente o atroz atentado ocorrido hoje dentro da Basílica Notre-Dame de Nice, na França, onde um terrorista assassinou três pessoas.

O Governo brasileiro informa, com grande pesar, que uma das vítimas fatais era uma brasileira de 44 anos, mãe de três filhos, residente na França. O Presidente Jair Bolsonaro, em nome de toda a nação brasileira, apresenta suas profundas condolências aos familiares e amigos da cidadã assassinada em Nice, bem como aos das demais vítimas, e estende sua solidariedade ao povo e Governo franceses.

O Brasil expressa seu firme repúdio a toda e qualquer forma de terrorismo, independentemente de sua motivação, e reafirma seu compromisso de trabalhar no combate e erradicação desse flagelo, assim como em favor da liberdade de expressão e da liberdade religiosa em todo o mundo.

Neste momento, o Governo brasileiro manifesta em especial sua solidariedade aos cristãos e pessoas de outras confissões que sofrem perseguição e violência em razão de sua crença.

O Itamaraty, por meio do Consulado-Geral em Paris, presta assistência consular à família da cidadã brasileira vítima do ataque terrorista.

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...