fbpx

Caças suecos: defesa de Lula pede suspeição de procuradores na ação

Lula


Os advogados de defesa do ex-presidente Lula, na última segunda-feira (3), apresentaram junto à Justiça Federal de Brasília um pedido de suspeição dos procuradores envolvidos na ação dos caças suecos.

Nessa mesma ação, Lula foi denunciado em 2016, durante a Operação Zelotes. O petista foi acusado por possíveis crimes de tráfico de influência, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

No documento enviado à Justiça Federal, a defesa de Lula tenta alegar que os dois procuradores envolvidos “atuaram com a Lava Jato para criar acusações”. Além disso, alegam que os procuradores “articularam” com a força-tarefa em Curitiba um depoimento do ex-ministro Antônio Palocci “com o objetivo de tentar dar sustentação às acusações construídas”.

Além do ex-presidente petista, a acusação também envolve o seu filho Luís Cláudio e o casal de lobistas Mauro Marcondes e Cristina Mautoni.

A Procuradoria imputa ao grupo possível envolvimento em “negociações irregulares que levaram à compra de 36 caças do modelo Gripen pelo governo brasileiro e à prorrogação de incentivos fiscais destinados a montadoras de veículos por meio da Medida Provisória 627”, durante o governo Dilma Rousseff.

“Lula basicamente está dizendo o seguinte: eu quero escolher o meu juiz”, apontou o jornalista Italo Lorenzon, durante o Boletim da Manhã desta quarta-feira (5). “Ou seja, quem não der o que o Lula quer, então é suspeito. Basicamente é isso.”

“Lula, como todo bom revolucionário – e isso ele incorporou muito bem da mentalidade revolucionária -, só aceita ser julgado pelos seus iguais. E quem são seus iguais? São os outros revolucionários. É só isso que ele aceita. E ainda assim com ressalvas, porque dentro do processo revolucionário você sabe que quem sai da ortodoxia, quem se descola do bloco, acaba sendo confrontado”, concluiu Lorenzon.

Assista aos comentários da notícia:

Sobre o Colunista

Brehnno Galgane

Graduando em Filosofia pela PUC-Rio, Católico e cultivador de uma narrativa que tenha sentido segundo a forma humana.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: