fbpx

Câmara de Ponta Grossa/PR aprova PL para disponibilizar ‘Kit Covid’ no SUS



A Câmara do município de Ponta Grossa, no Paraná, aprovou na última segunda-feira (19) um Projeto de Lei que permite disponibilizar para o tratamento precoce o “Kit Covid” no Sistema Único de Saúde (SUS). O Projeto foi aprovado com onze votos a favor, cinco contras e uma abstenção.

O próximo passo é a aprovação da prefeita da cidade, Elizabeth Schmidt. Sendo aprovada, a medida entrará em vigor para a população do município de Ponta Grossa.

Com o tratamento precoce entrando em vigor, a população terá o direito a receber medicamentos, como a hidroxicloroquina, ivermectina e azitromicina, para combater a Covid-19.

O vereador Leandro Bianco (Republicanos), um dos autores do projeto, declarou que o intuito do mesmo é que a população tenha mais uma opção para enfrentar o vírus chinês.

Bianco diz ainda que a meta é criar um centro de atendimento no qual as pessoas seriam atendidas por um médico do SUS, que, por sua vez, teria a liberdade de receitar o tratamento precoce ou não. “Queremos fazer uma parceria com o setor privado. Não será usado dinheiro público”, diz o vereador.

Partidos opositores de esquerda, como o PT e o PCdoB, declararam que, se o projeto for aprovado pelo Executivo local, entrarão com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná.

Segundo o presidente municipal do PT, Nilson Neves, “o ‘kit covid’ não traz nenhum benefício e pode até piorar a situação de pessoas infectadas pelo novo coronavírus”, mas essa afirmação é contestada por vários especialistas e órgãos de saúde, como, por exemplo, a entidade de saúde Unimed do Pará.

Ainda em agosto do ano passado, a Unimed de Belém declarou que a taxa de ocupação de leitos despencou após distribuir kits com cloroquina.

Assista aos comentários da notícia:

Sobre o Colunista

Brehnno Galgane

Graduando em Filosofia pela PUC-Rio, Católico e cultivador de uma narrativa que tenha sentido segundo a forma humana.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: