fbpx

Capitais terão 5G até julho de 2022 e 100% da população até 2028 estará conectada, diz ministro



O ministro das Comunicações, Fábio Faria, informou que todas as capitais brasileiras até julho de 2022 e 100% da população até 2028 estarão conectados, por meio do leilão do 5G e do programa Wi-Fi Brasil. A declaração foi dada na última quarta-feira (12), durante a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados.

Atualmente, o edital do 5G está sendo analisado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), e somente depois irá retornar para a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), para ser publicado.

Fábio Faria calcula que todas as capitais brasileiras possuirão acesso à internet 5G até julho de 2022, e a cobertura irá aumentar gradativamente até 2028. Sobre o Wi-FI Brasil, o ministro disse que os lugares com menos de 600 pessoas serão conectadas até 2028. 

Segundo o ministro, 42 milhões de brasileiros, ou 18% da população, ainda não possuem acesso à internet. Com o novo plano, além de todas as regiões com mais de 600 pessoas receberem internet 4G até 2028, também será possível a conexão à internet das escolas urbanas. Além disso, o edital prevê ainda a conectividade de 48 mil quilômetros de rodovias federais. “Vamos cobrir 100% do deserto digital”, garantiu.

O jornalista Italo Lorenzon, durante o Boletim da Noite de quarta-feira (12), ressaltou a importância da segurança nacional envolvendo a tecnologia 5G. “Seja lá quem for a vencedora desse leilão, não pode adquirir poderes ilimitados dentro da rede brasileira. Esse é o ponto essencial”, declarou.

“Não podemos tratar a Huawei como uma empresa privada, ela não é. Tanto não é uma empresa privada que seu principal defensor aqui no Brasil é ninguém menos do que o próprio embaixador da China”.

“É uma empresa controlada pelo Partido Comunista, essa é a estrutura do poder de Estado deles, é assim que funciona as coisas por lá. A gente tem que parar de entender a Huawei como uma empresa privada, e sim como uma empresa do Partido Comunista da China (PCCh)”, afirmou o jornalista.

Assista aos comentários da notícia:

Sobre o Colunista

Brehnno Galgane

Graduando em Filosofia pela PUC-Rio, Católico e cultivador de uma narrativa que tenha sentido segundo a forma humana.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: