fbpx

Capitólio irá prosseguir com a certificação eleitoral após a liberação da polícia



Após invasão do Capitólio por manifestantes nesta quarta-feira (6/1), a presidente da Câmara, Nancy Pelosi, depois de falar com os líderes da Câmara e funcionários da Casa Branca, afirmou que a Câmara prosseguirá a certificação eleitoral no Capitólio.

“Em consulta com o líder Hoyer e Whip Clyburn e depois de ligações para o Pentágono, o Departamento de Justiça e o vice-presidente, decidimos que devemos prosseguir esta noite no Capitólio assim que estiver liberado para uso”, disse Pelosi em comunicado.

Ela acrescentou que “sempre soubemos que essa responsabilidade nos levaria noite adentro”, acrescentando que os membros do Congresso e da equipe “devem permanecer no complexo do Capitólio até que sejam notificados pela Polícia do Capitólio dos Estados Unidos”.

A decisão aconteceu depois que o presidente Donald Trump pediu aos manifestantes que “voltassem para casa com amor [e] paz” e “lembrassem este dia para sempre”, de acordo com um tuíte no Twitter. Essa publicação do presidente americano foi censurada e, mais tarde, foi excluída pela plataforma de mídia social.

Outra postagem no Twitter, um vídeo em que Trump diz a seus apoiadores para irem embora enquanto afirma que houve fraude eleitoral, também foi excluída pela empresa. O Facebook parece ter removido as duas postagens de Trump também.

Não está claro se os deputados e senadores do Partido Republicano continuarão com seu plano de objetar aos esforços de apuração eleitoral.

Antes que as câmaras da Câmara e do Senado fossem evacuadas e fechadas, os legisladores estavam deliberando sobre os votos eleitorais para o Arizona.

O senador Ted Cruz (R-Texas) e dezenas de representantes republicanos se opuseram à certificação eleitoral do Arizona.

 

Sobre o Colunista

Brehnno Galgane

Graduando em Filosofia pela PUC-Rio, Católico e cultivador de uma narrativa que tenha sentido segundo a forma humana.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: