fbpx
sleeping giants brasil, brasil, revelação, identidade, ponta grossa, mônica bergamo, folha de são paulo
Foto: Reprodução de vídeo

Casal Sleeping Giants vive de coronavoucher



No domingo (13/12) um casal de Ponta Grossa-PR, em entrevista à Mônica Bergamo, revelou estar por trás da página “Sleeping Giants Brasil”, no Twitter.

Os estudantes de 22 anos, que vivem de coronavoucher e moram com os pais, assumiram a responsabilidade pela perseguição a conservadores com o intuito da desmonetização de seus conteúdos.

“Leonardo de Carvalho Leal e Mayara Stelle moram com os pais e são namorados desde os 15 anos. Ele era motorista de Uber até que teve o carro batido no início do ano. Ela era vendedora de maquiagens até que a epidemia da Covid-19 fechou os salões de beleza em Ponta Grossa”, diz a reportagem.

Em análise no Boletim da Manhã do dia 14/12, os apresentadores levantaram uma série de questionamentos em relação ao poder de repercussão da página, em tão pouco tempo e sem auxílio de uma campanha publicitária profissional.

A página influenciou não apenas grandes empresas como o Banco do Brasil e Caixa, como pautou o Ministro do TCU e milhares de seguidores.

Citaram a matéria do jornal Deutsche Welle que afirmava que a Sleeping Giants era dirigida por um grupo de três pessoas, publicada no dia 13/07/2020. Segundo o jornal alemão, o “grupo” conseguiu fazer com que páginas “propagadoras de notícia falsa” perdessem aproximadamente 448 mil reais por mês.

“Por temerem ameaças como as sofridas pelo criador da versão original e sua família nos Estados Unidos, os idealizadores do projeto brasileiro não dão nenhuma pista de suas identidades. À reportagem da DW Brasil eles só toparam conversar via mensagem direta no Twitter, não aceitando passar nenhuma outra forma de contato”, noticiou o jornal.

Por que, de repente, o casal decidiu revelar sua identidade secreta? O que o motivou?

Segundo análise dos apresentadores, é quase impossível que os dois jovens adultos tenham movido todas essas ações de “caça às bruxas” sem ajuda de grandes corporações e financiamentos, ou então, simplesmente, que os dois não sejam laranjas de algo muito maior.

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: