fbpx

CDC afirma que overdose matou mais que a Covid-19



O Gabinete do Examinador Médico Chefe da cidade de São Francisco, nos Estados Unidos, divulgou um relatório do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), na última sexta-feira (16), no qual aponta que quase três vezes mais pessoas morreram de overdose por drogas na cidade, em 2020, do que pela Covid-19.

Em um comunicado, o CDC reconheceu que “o aumento nas mortes por overdose de drogas parece ter se acelerado durante a pandemia COVID-19”.

Conforme os dados do CDC, 713 pessoas morreram de overdose de drogas na cidade de São Francisco no último ano, em comparação com 255 que morreram do vírus chinês.

O relatório ressalta ainda que o maior número de óbitos ocorreu por overdose entre março e maio de 2020, período no qual a cidade adotou medidas de lockdown.

Ainda segundo o CDC, desde 2020 o fentanil foi considerado a droga responsável pelo maior número de óbitos. O fentanil, um opioide sintético indicado para dores intensas e, em conjunto com outras substâncias, para anestesia, pode ser entre 50 a 100 vezes mais forte que a morfina e entre 30 a 50 vezes mais potente que a heroína.

A China é a principal fonte da droga para os EUA. Segundo o jornalista investigativo Ben Westhoff, que se infiltrou em operações de fentanil no país asiático, a China atualmente subsidia produtores da droga.

“O que descobri foi que as empresas que fazem o fentanil e outras drogas perigosas são subsidiadas pelo governo. (…) Elas obtêm incentivos fiscais para exportação do produto”, disse Westhoff ao Illegal Tender, um podcast do Yahoo.

Segundo o jornalista Allan dos Santos, durante o Boletim da Manhã, “quando analisamos uma notícia dessa, as pessoas às vezes tem dificuldade de imaginar a maldade dos comunistas, porque você só sabe como funciona a mente de uma pessoa muito má quando você: ou teve experiência com o mal ou se debruçou sobre muitos estudos específicos e detalhados sobre isso”, pontuou o jornalista. “Qualquer pessoa comum olha e fala ‘poxa, quanta coincidência, mas não tem como tudo isso estar articulado, não é?’ Só que o pior é que tem. Existe muita maldade.”

Assista aos comentários da notícia:

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: