fbpx

China expulsa nova rede social Clubhouse



Nesta segunda-feira (8), o Partido Comunista da China (PCCh) decidiu bloquear e banir a rede social Clubhouse. A decisão do banimento seria porque discussões sobre temas sensíveis ao Governo, como Direitos Humanos, estariam se multiplicando na plataforma.

A rede social ganhou evidência nos últimos dias. Conforme informou a agência Reuters, usuários chineses começaram a ter dificuldade para acessar à plataforma, após utilizarem-na para discussões de assuntos como a perseguição aos uigures, minoria islâmica com presença na China, e a independência de Hong Kong.

Chineses comentando sobre o banimento no Weibo (o “Twitter” da China), criaram hashtags sobre o assunto e algumas foram vistas mais de 50 mil vezes. Todas as publicações, no entanto, foram censuradas pelas autoridades do PCCh.

Atualmente, o Partido Comunista da China possui o chamado “Grande Firewall”, um sistema de segurança que bloqueia vários sites e redes sociais como YouTube, Google e Instagram. Além dessas plataformas, portais de notícias ocidentais também não podem ser acessados por cidadãos do país.

A rede social possibilita o envio de mensagens de áudio, como um podcast gravado ao vivo com vários participantes. O novo formato de colaboração coletiva deve potencializar o aspecto de criação de conteúdo da rede social assim que for implantado.

Criada em abril de 2020, atualmente a plataforma conta com o valor de U$ 2 bilhões no mercado e quase 2 milhões de usuários. Atualmente somente é possível acessar a plataforma através de convites.

Sobre o Colunista

Brehnno Galgane

Graduando em Filosofia pela PUC-Rio, Católico e cultivador de uma narrativa que tenha sentido segundo a forma humana.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: