fbpx

China formaliza prisão de jornalista australiana



Na última sexta-feira (5), o Partido Comunista da China (PCCh), formalizou a prisão da jornalista australiana Cheng Lei. A jornalista é acusada de fornecer ilegalmente segredos de Estado do PCCh no exterior, após ter sido detida por seis meses sem acusação.

Cheng, foi âncora de notícias da CGTN, braço internacional da emissora estatal do regime chinês, CCTV, antes de ser detido em Pequim em agosto de 2020.

A chanceler australiana, Marise Payne, emitiu um comunicado manifestando “sérias preocupações sobre a detenção da sra. Cheng, inclusive sobre seu bem-estar e as condições de detenção”.

“Funcionários da embaixada australiana visitaram Cheng seis vezes desde sua detenção, mais recentemente em 27 de janeiro de 2021, de acordo com nosso acordo consular bilateral com a China”, disse Payne.

“Esperamos que os padrões básicos de justiça, justiça processual e tratamento humano sejam cumpridos, de acordo com as normas internacionais”, disse a chanceler. “Nossos pensamentos estão com a Sra. Cheng e sua família durante este período difícil.”

Ela foi a segunda australiana chinesa detida pelas autoridades chinesas desde 2019, à medida que as tensões bilaterais aumentavam em questões como o comércio, o controle cada vez mais rígido de Pequim sobre Hong Kong e a forma como o regime chinês lida com o  surto do Covid-19.

Sobre o Colunista

Brehnno Galgane

Graduando em Filosofia pela PUC-Rio, Católico e cultivador de uma narrativa que tenha sentido segundo a forma humana.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: