fbpx

China não quer 2ª fase de estudo da OMS sobre origem da Covid



 

O Partido Comunista da China (PCCh) rejeitou participar da segunda fase de investigação da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre as origens da Covid-19. O anúncio foi feito por um alto funcionário da saúde do PCCh nessa quinta-feira (22). 

O posicionamento contrário do regime comunista chinês acontece após o estudo da OMS não descartar a possibilidade de o vírus ter vazado de um laboratório de Wuhan.

O vice-chefe da comissão nacional de Saúde da China, Zeng Yixin, declarou ter ficado “surpreso” ao ver a possibilidade do vazamento de laboratório listado como um objetivo de pesquisa na segunda fase da investigação.

“Em alguns aspectos, o plano da OMS para a próxima fase de investigação da origem do coronavírus não respeita o bom senso e é contra a ciência. É impossível aceitarmos tal plano”, disse o funcionário chinês.

Ao tentar rebater as acusações feitas por diversos países, Zeng Yixin declarou que “nenhum trabalhador ou pesquisador do instituto foi infectado pelo coronavírus”.

O relatório do primeiro estudo da OMS foi divulgado em março deste ano. A instituição determinou que o vírus provavelmente teria se originado em um animal antes de se espalhar para os seres humanos por volta de dezembro de 2019. 

A nova proposta de investigação veio depois que diversos países pressionaram a OMS por mais transparência. Em março deste ano, 13 países, emitiram uma nota conjunta contra a falta de transparência da OMS e da China sobre a origem do coronavírus.

Já em junho, a cúpula que reúne os  líderes das sete maiores economias do mundo pediu mais investigações sobre origem da Covid-19. Os líderes pediram ainda um aprofundamento da investigação para com a China.

Sobre o Colunista

Brehnno Galgane

Graduando em Filosofia pela PUC-Rio, Católico e cultivador de uma narrativa que tenha sentido segundo a forma humana.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: