fbpx

Cinemateca pega fogo em São Paulo



 

Um incêndio atingiu um galpão da Cinemateca Brasileira em São Paulo nessa quinta-feira (29). O prédio que pegou fogo é o que fica na Vila Leopoldina, na Zona Oeste de São Paulo. Ele não é aberto ao público, diferentemente do prédio mais conhecido, que fica na Vila Mariana, onde funcionam duas salas de cinema, com exposições e museus.

No prédio incendiado, ficavam guardados um milhão de documentos da antiga Embrafilme, como roteiros, arquivos em papel, cópias de filmes e equipamentos antigos. 

Alguns objetos queimados tinham mais de 100 anos e seriam usados na montagem de um museu para contar a história do cinema brasileiro.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o incêndio começou por volta das 18h30. Pessoas que estavam no prédio conseguiram sair a tempo. Ninguém ficou ferido.  

“Já solicitei a perícia da Polícia Federal, que irá tomar as devidas providências para verificar se o incêndio na Cinemateca foi criminoso ou não. Tenho compromisso com o acervo ali guardado, por isso mesmo quero entender o que aconteceu”, declarou o secretário de Cultura, Mário Frias.

O analista político Carlos Dias, durante o Boletim da Manhã de sexta-feira (30), comentou sobre a possibilidade de ser uma queima por interesse político-criminoso.

“É um absurdo o que está acontecendo com este país. A Polícia Federal tem condições de apurar e colocar isso com clareza e o Ministério Público não pode se omitir de denunciar”, declarou Carlos Dias.

Assista aos comentários da notícia:

Sobre o Colunista

Brehnno Galgane

Graduando em Filosofia pela PUC-Rio, Católico e cultivador de uma narrativa que tenha sentido segundo a forma humana.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: