fbpx

Cloroquina: Weber envia notícia-crime contra Bolsonaro a PGR

© Carlos Moura/SCO/STF


A ministra Rosa Weber, Supremo Tribunal Federal (STF) enviou a Procuradoria-Geral da República (PGR) uma notícia-crime apresentada pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) contra o presidente Jair Bolsonaro, por indicar o uso de cloroquina para o tratamento precoce contra a Covid-19.

Com a decisão da ministra, caberá agora à PGR decidir sobre a abertura de uma investigação, solicitada pelo partido de Ciro Gomes, opositor do atual governo.

PDT protocolou a notícia-crime no STF em 9 de fevereiro, afirmou o portal Uol.

Na ação o partido, acusa Bolsonaro de colocar em risco a vida da população ao indicar o uso de cloroquina e hidroxicloroquina no tratamento contra covid-19.

No documento, o PDT cita a produção de comprimidos da cloroquina no Brasil como “prova” de um suposto crime do governo Bolsonaro.

“Todos os estudos apontaram que o remédio [cloroquina] não interfere no quadro do paciente com o vírus nem reduz chances de contágio. Mesmo diante disso, o Presidente da República e o Ministério da Saúde lançaram campanha para a utilização de tratamento precoce contra a COVID-19, especificamente com a criação do aplicativo “TrateCov”, em que se recomendava o uso da cloroquina”, argumenta a sigla em um trecho do documento.

Porém, conforme o Terça Livre já noticiou, diversos estudos nacionais e internacionais já apontaram a eficácia do tratamento precoce com hidroxicloroquina em diminuir o número de internações e mortes por contaminação do coronavírus.

O PDT tem sido um dos partidos que mais tentam impedir a atuação do governo federal, especialmente durante a crise provocada pelo vírus chinês.

Em abril de 2020, o partido pediu ao STF que impedisse a atuação do poder executivo na liderança do combate a Covid-19 no Brasil, o que deu a governadores e prefeitos o poder para determinar medidas restritivas em todo país.

A notícia-crime agora apresentada vem na esteira de diversas outras que o próprio PDT já protocolou.

Ciro Gomes, uma das cabeças da sigla, já defendeu publicamente a morte de Jair Bolsonaro.

Assine já o Terça Livre Juntos: tercalivrejuntos.com.br.

Assista os nossos Boletins no Facebook e no Instagram.

Sobre o Colunista

Bruna Lima

Bruna Lima

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: