fbpx

Condenado na Lava-Jato, João Santana assume Comunicação do PDT



Condenado na Operação Lava-Jato por lavagem de dinheiro, o ex-marqueteiro do Partido dos Trabalhadores (PT), João Santana, irá assumir o cargo de Comunicação do Partido Democrático Trabalhista (PDT). A informação foi divulgada na última quinta-feira (22) pelo vice-presidente nacional do PDT e pré-candidato à Presidência, Ciro Gomes.

João Santana, durante uma entrevista ao Roda Viva em outubro do ano passado, também chegou a defender a possibilidade de o ex-presidente Lula ser vice de Ciro Gomes nas próximas eleições presidenciais. Segundo o marqueteiro, Lula seria “o vice ideal” para Ciro Gomes.

Santana comparou a sua ideia com o que foi feito na Argentina, onde a atual vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, se candidatou ao lado de Alberto Fernández, mas com ele na cabeça de chapa.

“Impossível ser isso [Lula vice de Ciro], mas essa chapa seria imbatível. É imitar a solução genial eleitoral que a Cristina fez na Argentina”, declarou Santana.

Segundo o ex-marqueteiro do PT, é “improvável” que Jair Bolsonaro vença as eleições em 2022.“Bolsonaro é um fenômeno eleitoral, sim, mas ele não contrariou todas as lógicas de campanha. A campanha de 2018 é que contrariou todas as lógicas da história política eleitoral brasileira”, disse.

Segundo o site Poder 360, na mesma entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, o marqueteiro também reconheceu que “mentir é um privilégio” e que o caixa 2 “foi sempre a alma do sistema eleitoral brasileiro”.

João Santana e sua esposa, Mônica Moura, chegaram a ser condenados no âmbito da Operação Lava-Jato por lavagem de dinheiro. Durante o processo de investigação, o casal informou que teria recebido US$ 4,5 milhões em caixa dois durante a campanha de Dilma Rousseff em 2010.

Após conceder delação premiada, ambos tiveram a pena reduzida de oito anos e quatro meses para um ano e meio de prisão domiciliar, com o uso de tornozeleira eletrônica.

Sobre o Colunista

Brehnno Galgane

Graduando em Filosofia pela PUC-Rio, Católico e cultivador de uma narrativa que tenha sentido segundo a forma humana.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: