fbpx
Foto: Agência Senado

Confederação Israelita repudia fala do senador Renan Calheiros que comparou CPI da Covid-19 ao tribunal de Nuremberg



A Confederação Israelita do Brasil (Conib) repudiou a fala do senador Renan Calheiros (MDB-AL), que comparou o comportamento de autoridades brasileiras durante a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 às funções do Tribunal de Nuremberg – responsável por julgar o alto escalão nazista pelos crimes cometidos durante a Segunda Guerra Mundial.

Em nota, a Conib afirmou “essas comparações, muitas vezes com fins políticos, são um desrespeito à memória das vítimas do Holocausto e de seus descendentes. A Conib inclusive criou uma campanha contra a banalização do Holocausto, para que possamos compreender melhor as verdadeiras dimensões dos fatos e assim contribuir para um melhor entendimento do presente”.

Hoje, durante a CPI da Covid, o senador Renan Calheiros comparou as responsabilidades do colegiado às funções do Tribunal de Nuremberg. Segundo o relator da comissão “não podemos dizer que aqui ocorreu um genocídio. Mas podemos dizer sim que há uma semelhança assustadora no comportamento de algumas autoridades que testemunharam aqui na CPI”, disse o senador. A fala do parlamentar gerou confusão entre os senadores.

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: