fbpx

Conta oficial das Olimpíadas omite bandeira de Taiwan



 

A conta oficial das Olimpíadas no Twitter evitou colocar a bandeira de Taiwan ao anunciar os vencedores do Judô. Um atleta de Taiwan levou medalha de prata na categoria.

A publicação chamou atenção na internet porque mostra as bandeiras do Japão, do Cazaquistão e da França, mas omite a bandeira de Taiwan.

Nos Jogos Olímpicos, Taiwan não pode usar o seu nome e nem a sua bandeira oficial. É por isso que o país aparece como “Chinese Taipei” no quadro de medalhas da competição.

Por conta de pressões da China, o Comitê Olímpico Internacional proíbe que Taiwan participe dos Jogos Olímpicos como República da China, seu nome oficial, e por isso utiliza bandeira e nome diferentes.

A bandeira Olímpica usada por Taiwan mostra o sol branco no céu azul, que é o emblema oficial de Taiwan, junto dos Anéis Olímpicos e circundados por uma flor chamada “Prunus Mume”, uma espécie de flor de ameixa, que é a flor nacional de Taiwan.

China e Taiwan estão separados desde 1949.

No Boletim da Noite dessa quarta-feira (28), o analista político Maurício Costa ressaltou que o mundo começa a perceber o que Taiwan sofre nas mãos da China.

“A China tem feito isso no mundo todo, tem colonizado o mundo todo. Com a pandemia, o mundo começa a ver isso, o que Taiwan passa, o que eles enfrentam, sendo taxados de rebeldes e sofrendo represálias constantemente”, afirmou.

Assista aos comentários da notícia:

Sobre o Colunista

Redação

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: