fbpx

Coreia do Sul investiga mortes que podem estar ligadas a vacina AstraZeneca



A Agência Coreana de Controle e Prevenção de Doenças (KDCA) da Coreia do Sul, declarou nos últimos dias que está investigando a morte de duas pessoas após serem vacinados com o imunizante da AstraZeneca/Oxford.

Os pacientes sofriam com doenças prévias, mas tiveram sintomas de efeitos colaterais da vacina contra a Covid-19, o que pode evidenciar a ligação com as mortes.

“O KDCA está conduzindo pesquisas epidemiológicas com as autoridades locais relevantes (…) para confirmar qualquer ligação com a vacinação”, disse o Diretora da Agência de Controle e Prevenção de Doenças, Jeong Eun-kyeong, em uma declaração.

Apesar da investigação, a motivação das mortes ainda não podem ser confirmadas.

Na Coreia do Sul cerca de 85 mil pessoas foram vacinadas desde a semana passada.

O primeiro paciente tinha 63 anos e possuía uma doença cerebrovascular. Quatro dias após receber o imunizante AstraZeneca/Oxford, desenvolveu sintomas como febre alta, “envenenamento do sangue e pneumonia.” Chegou a ser transferido de hospital, mas morreu em decorrência dos sintomas, de acordo com a agência de notícias, Yonhap.

Já o segundo paciente, de 50 anos, sofria com “distúrbio cardíaco e diabetes” e teve seu óbito registrado depois de alguns ataques cardíacos, um dia após ser vacinado.

A Agência KDCA declarou ainda que entre as pessoas que receberam as vacinas contra o coronavírus, 207 tiveram reações “adversas”, incluindo três casos de reações alérgicas graves, conhecidas como anafilaxia.

Ao anunciar a campanha de vacinação, o país se comprometeu a pagar uma indenização aos cidadãos por possíveis mortes, que pode chegar até 437 milhões de won – moeda local -, mais de 300 mil dólares.

Com informações: Agência Reuters.

O TERÇA LIVRE ESTÁ DE VOLTA NO YOUTUBE, SE INSCREVA:

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: