fbpx

Coronavac tem 65,3% de eficácia, diz autoridade da Indonésia



A Indonésia informou nesta segunda-feira (11) que a vacina da empresa chinesa Sinovac Biotech, a Coronavac, apontou ter cerca de 65,3% de eficácia ‘contra a Covid-19’.

Penny K. Lukito, chefe da Agência Nacional de Controle de Medicamentos e Alimentos da República da Indonésia (ou Badan POM – BPOM), foi quem deu a informação ao divulgar que o país asiático acaba aprovar o uso emergencial da Coronavac.

Os dados, ainda provisórios, são de um teste realizado em humanos que está em estágio final na Indonésia.

Ao minimizar o número de eficácia da vacina, Lukito disse que os resultados atendem aos requisitos de eficácia mínima da Organização Mundial da Saúde de 50%, noticiou a Agência Reuters.

“Vamos apoiar o programa de vacinação do COVID-19, porque o sucesso do manuseio do COVID-19 pertence a nós como nação”, disse a chefe da BPOM.

O país, que tem 270 milhões de habitantes, deve começar nos próximos dias sua agenda de imunização.

A Reuters informou que já existe desconfiança por parte da população, motivados pela falta de dados e as taxas de eficácia variáveis ​ para a vacina em diferentes países segundo alguns especialistas em saúde pública.

O Terça Livre adiantou, no último sábado (10), que o professor do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Stefano de Leo, havia contestado a eficácia da vacina chinesa CoronaVac e dado um número muito aparecido com o divulgado pela Indonésia.

Na semana passada, o governador do Estado de São Paulo, João Doria, divulgou que a Vacina chinesa feita em parceria com o instituto Butantan “demonstrou ser 100% eficaz para casos graves e moderados de Covid-19.”

Segundo o pesquisador da Unicamp, a taxa de eficácia poderia ser menor que a divulgada por Doria.

Sua projeção, agora confirmada pelas autoridade da Indonésia, indicavam que o resultado da vacina, na verdade, poderia ser de apenas 63,75%.

Colunistas

avatar for Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

avatar for Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

avatar for Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...

Achou algum erro na matéria? Nos informe através do formulário abaixo: